Bons líderes evitam a sobrecarga de trabalho porque com o tempo, o desequilíbrio entre trabalho, família e lazer, tende a reduzir o desempenho, em vez de aumentá-lo.

A questão é como desenvolver hábitos que nos ajudem a criar um bom equilíbrio e evitar o esgotamento?  Bom… eu comecei tentando entender por que trabalhava demais. 

Perguntei a mim mesmo se estava apenas seguindo meu instinto workaholic ou realmente achava que trabalhar muitas horas ia me ajudar a progredir? Ou estava tentando provar aos outros que trabalhava duro? Ou estar sempre ocupado me fazia sentir importante? Enfim… essa não é uma reflexão fácil, mas ninguém melhor do que nós mesmos para entender o que nos move, certo?

Daí o próximo passo é fazer pequenas alterações na rotina para recuperar algum controle sobre o nosso tempo. Experimente sair do trabalho mais cedo um ou dois dias por semana, para fazer algo que você adora, por exemplo. 

Esse é um dos temas que abordo nas minhas mentorias para ajudar empresários e profissionais liberais a desenvolver os seus negócios. Veja os detalhes aqui.