CLAUDIO NASAJON

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Se você tem um negócio próprio, ou se é um profissional autônomo, a melhor forma de atrair clientes é ser único ou melhor em alguma coisa – o que conhecemos por ser “especialista”.

Por exemplo: se você tem um consultório dentário que trata de cáries, e os dentistas ao seu redor também são fortes em tratar de cáries, a guerra por clientes será sangrenta.

Afinal, um consultório é um consultório.

Mas se você se especializar em crianças, por exemplo, e equipar o seu consultório para receber os pequeninos, a tendência é conquistar esse público.

Claro que um dentista de adulto pode atender crianças, mas se eu sou pai e tenho duas opções, um faz-tudo que atende seres humanos de qualquer idade, e outro que só atende crianças, a minha preferência vai para o especialista.

Acontece com oficinas mecânicas também.

Digamos que você tenha um fusca 68 que precisa de manutenção.

O carro é uma raridade.

Você vai preferir deixar na oficina do seu Zé que faz de tudo e atende a qualquer marca, ou na outra do seu João que só tem fuscas antigos na porta?

Muita gente acha que especializar-se num determinado nicho vai restringir a audiência, mas nada está mais longe da verdade.

Primeiro que o fato de você ser especialista não significa que tenha que demitir clientes – não precisa – só não vai é ficar falando por aí que atende a todos porque aí não se posiciona.

Se aparecer um fiat uno na oficina dos fuscas, ele pode até atender, mas esconde lá dentro para ninguém ver.

A questão é identificar um nicho que seja suficientemente pequeno para você poder se especializar nele e dominar o pedaço, mas ao mesmo tempo suficientemente grande para sustentar o negócio e permitir o crescimento.

Eu abordo esse assunto da diferenciação, sugerindo vários modelos de negócios diferentes, no curso “COMO ATRAIR MAIS CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO”.

Se quiser participar, basta inscrever-se aqui.

Até a próxima!

Claudio Nasajon