CLAUDIO NASAJON

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Quando se trata de mudança organizacional, a maioria das empresas tem algum histórico de falhas.

Muitos usam isso como desculpa para não seguir adiante com projetos que já foram tentados no passado, por exemplo.

Mas dá para usar as falhas a seu favor também.

Reconhecer o esforço e o comprometimento emocional das pessoas no passado pode ser um excelente começo para mudar os resultados no futuro.

Às vezes um determinado projeto não avançou antes porque ainda não era a hora certa.

Um app para celular talvez não tivesse vingado há dez anos, quando smartphones não eram nem cinco por cento da base instalada, mas ter chances de bombar hoje em dia com mais de noventa por cento dos humanos possuindo um desses aparelhos.

Sabe aquela de estar no lugar certo na hora certa?

Pois é… às vezes a gente tem o produto certo, mas na hora errada.

Por isso não vejo problema algum em revisitar projetos que não deram certo no passado, mas têm chance de sucesso no presente.

Nesses casos, quando sentir que a turma está embarreirando porque “não deu certo antes”, minha recomendação é começar explicando a sua avaliação de “por que” não deu certo antes e pode dar certo agora.

O que pode ser feito diferente do seu lado?

O que mudou do lado dos clientes? Ou do mercado?

Dessa forma, você não só fortalece a sua autoridade, como, ao mesmo tempo, ajuda a dissipar o cinismo dos funcionários e coloca todos na mesma direção.

Eu abordo essa técnica em detalhes na série de vídeos sobre gestão de pessoas que estão disponíveis na minha Sala VIP de negócios.

Se tiver interesse, basta inscrever-se aqui.

Até a próxima!

Claudio Nasajon