CLAUDIO NASAJON

Nos últimos dias tenho me dedicado a ajustar a estratégia da empresa ante este “cisne negro” que mudou a cara do planeta. Imagino que com você não tenha sido muito diferente.

É a primeira vez na minha vida que sinto, realmente, que estamos todos no mesmo barco, não importa se somos pobres ou ricos, brancos ou negros, brasileiros ou italianos.

Isto vai passar, mas pode acontecer de novo e, por isso, penso que devemos aproveitar o momento para aprender, experimentar e definir estratégias que nos sirvam em futuras crises.

O problema é que cada mudança, incluindo a mudança do modelo de trabalho presencial para o virtual, exige uma atitude diferente do time.

Um modelo 100% home-office, por exemplo, funciona melhor com pessoas que preferem o isolamento para se concentrar, mas nem todos têm esse perfil.

Algumas pessoas são bichos sociais, precisam estar com colegas e interrompem as atividades para conversar com vizinhos porque essa é a forma como produzem melhor.

Um bom gestor consegue reconhecer essas diferenças e ajustar o estilo de liderança ao perfil de cada pessoa, mas isso requer um processo de aprendizagem que, por definição, implica em sair da zona de conforto.

Em outras palavras: para administrar sob novas formas de trabalho, os gestores precisam aprender (e testar) novos modelos de gestão.

Alguns de nós estão apenas engatinhando nessa jornada, mas uma coisa é certa: quanto antes começarmos, antes chegaremos – e esta é uma jornada sem volta.

Mesmo depois da quarentena, quando os negócios voltarem a abrir, haverá necessidade de manter o distanciamento social já que, até termos uma vacina, boa parte da população continuará vulnerável.

Nesse contexto, o que pudemos aprender agora sobre ferramentas e metodologias de trabalho remoto e gestão a distância, tende a ser útil ainda por muito tempo.

Eu criei um grupo de Telegram para trocar ideias sobre essas novas ferramentas e metodologias, além de um encontro ao vivo para debatê-las, de segunda a sexta-feira, às 9h15 da manhã.

Se quiser participar, basta entrar: t.me/gestaoempresarial

Até a próxima!

Claudio Nasajon

PS: Participe do Café de Negócios (videoconferência, dias úteis às 9h15)
claudionasajon.com.br/cafedenegocios