Gestão & Negócios

Como agir ante uma surpresa numa discussão

Quando somos pegos de surpresa numa discussão, é normal congelarmos, por isso é tão importante ter protocolos de ação para casos não previstos.

Por exemplo: se não estamos preparados para uma alteração unilateral do prazo ou a quebra de uma promessa qualquer, o pior que podemos fazer é fechar o acordo logo, para evitar outras surpresas. 

Em vez disso, a minha recomendação é você suspender a negociação e perguntar-se o que levou a outra parte a fazer aquilo. 

Por exemplo: uma vez um funcionário meio que exigiu um aumento inesperado de salário dizendo que há muito tempo sentia-se desvalorizado.

Eu perguntei o que o aumento significaria para ele e a resposta mostrou que o que ele queria mesmo era um reconhecimento da sua nova função. Mudei o cargo e ambos ficamos felizes.

Em tempos de crise, informação é fundamental. Precisamos separar o que achamos, do que realmente é, para tomar as medidas adequadas a cada situação.

Para mais recomendações sobre gestão de negócios, inscreva-se aqui.

Comentários

comentários

Grupo de Telegram

Inscreva-se no canal GESTÃO EMPRESARIAL do Telegram e receba alertas instantâneos sobre lives, webinários e oportunidades para desenvolver o seu negócio.

Grupo de gestão e negócios no whatsapp

Siga-me no YouTube

Siga-me no Facebook

Podcast “Gestão Empresarial” no iTunes