Claudio Nasajon
Como aumentar a felicidade do seu time

Você tem como saber rapidamente o ramal de um colega, a lista de aniversariantes do mês ou os lançamentos do seu contracheque dos últimos três meses?

Fica aí que eu vou te dizer POR QUE isso é importante e COMO você pode melhorar o índice de felicidade dos funcionários da sua empresa.

Acho que é mais ou menos consenso que ter um bom ambiente de trabalho favorece a TODOS os envolvidos.

Empregados trabalham mais motivados, empregadores conseguem reter melhores talentos e todos ganham com a produtividade.

O problema é que muitas das coisas que fazem a empresa ser um bom lugar para trabalhar têm custo:

mobiliário, equipamentos e até banheiros limpos entram nessa lista.

Eu já visitei empresas em que os funcionários tinham que levar o próprio papel higiênico porque o volume de furtos tornava inviável manter os banheiros abastecidos.

Nesses casos é claro que há custo e eu até acho que a empresa poderia reduzir os furtos com campanhas de conscientização, mas mesmo essas ações demandam recursos.

O ponto aqui é que existem muitas OUTRAS coisas que não custam absolutamente nada e podem transformar positivamente o ambiente de trabalho.

A comunicação é uma delas.

A gente descobriu, por exemplo, que o simples fato de divulgar os nomes dos aniversariantes num quadro de avisos, já faz com que as pessoas se cumprimentem, melhora o relacionamento e aumenta a felicidade.

E um quadro de avisos pode ser uma parede na qual você coloca fotos dos aniversariantes com fita durex… não precisa ser nada muito tecnológico.

Outro item que parece sem importância, mas impacta de forma relevante na comunicação é a lista de ramais accessível. Ou ainda melhor: um sistema de mensagens internas para comunicação corporativa.

Você não imagina a quantidade de pessoas que deixa de mandar informações importantes simplesmente porque não lembra do número do telefone ou do ramal do colega.

Outra: às vezes o empregado precisa de uma segunda-via dos contracheques dos últimos dois ou três meses para fazer um financiamento e o simples fato de ter que ir até o DP para solicitar isso, gera estresse.

Então, se você disponibilizar essa informação num site em que os empregados possam fazer o download, eles vão ficar mais felizes.

Só mais uma: eu tenho um estagiário que nas horas vagas se ocupa de buscar empresas nas redondezas da empresa, tipo farmácias, restaurantes e tal, para fazer convênios.

Essa lista de convênios é disponibilizada para todos os empregados que ganham descontos ao comprar nessas empresas conveniadas e ficam mais felizes – sem qualquer custo para a empresa.

Em suma: há várias ações que custam nada ou quase nada e podem melhorar o índice de felicidade dos seus funcionários.

Nós agrupamos boa parte dessas funções numa ferramenta chamada “Portal do funcionário”. Ele permite acessar todas as informações até do celular, mas você pode fazer isso sem precisar de nada mais do que um quadro de avisos.

Se você quiser aprofundar um pouco mais esse tema e até conhecer o “Portal do funcionário”, participe da próxima “Conversa Empresarial” que eu promovo todas as quartas-feiras às 12:34h. Basta fazer a inscrição aqui.

Até a próxima!

 

Comentários

comentários