Claudio Nasajon
Como evitar que grupos prejudiquem o sucesso

Quando as empresas crescem, é normal que as pessoas formem  grupos de afinidade – e é comum que esses grupos fiquem competitivos uns com os outros – mas há formas de evitar que essas tensões atrapalhem o sucesso da sua equipe. Fica aí que eu explico.

Você já deve ter percebido que as pessoas do setor X acham que as pessoas do setor Y são arrogantes, ou que no setor Z só tem gente resmungona ou qualquer outra segmentação do gênero.

O fato é que as pessoas se juntam em grupos de afinidade nas empresas.

O mais comum é que esses grupos sejam os próprios departamentos que acabam formando verdadeiras nações isoladas mesmo dentro da empresa.

As pessoas almoçam juntas, saem juntas e até mesmo formam casais, mas sempre com pessoas daquele mesmo setor.

Quando alguém atravessa essas “fronteiras” é visto como um estranho e em alguns casos até sofre bullying por estar saindo com alguém do setor X ou Y.

Claro que isso não é bom para a empresa, nem para as pessoas. As carreiras sofrem com isso, porque limita terrivelmente as suas possibilidades de ascensão, cria barreiras à comunicação – que sempre são negativas -, enfim, tudo de ruim.

O melhor é buscar a integração, interagir com pessoas de outros setores, saber o que se passa no resto da empresa e assim ficar mais antenado com as oportunidades de carreira. Isso só para citar alguns dos benefícios.

Por isso, se você atua num setor que tem conflito com outro, entre em contato com seus colegas do outro lado e mostre que quer colaborar melhor.

O primeiro passo é ambos entenderem o trabalho da outra parte. Então, gastem tempo falando sobre o que seus departamentos fazem e como as equipes interagem.

É provável até que em algum momento você escute algo como: “cara! Eu não tinha ideia do que vocês faziam!”.

O objetivo dessas conversas é construir o respeito mútuo e comprometer-se com o sucesso coletivo.

Uma ferramenta que nós temos usado na Nasajon para incentivar essa integração é o “Portal do Funcionário”.

É uma espécie de intranet. Um conjunto de ferramentas para divulgar notícias de cada setor, listas de aniversariantes e até fóruns de discussão para criar sinergias entre os diversos grupos que acabam alinhando a todos num objetivo comum.

Espero que esse tema tenha sido útil para você! Ainda, se quiser conversar comigo AO VIVO, participe da “Conversa Empresarial” que eu promovo todas as quartas-feiras às 12h34. Basta fazer a inscrição aqui.

Até a próxima!

Comentários

comentários