CLAUDIO NASAJON

Quando você e sua equipe trabalham remotamente, os limites da vida profissional podem ficar confusos. 

A natureza das ferramentas como o Whatsapp, por exemplo, permite fazer perguntas ou comentários rápidos com tanta facilidade, que podemos facilmente passar dos limites do expediente. 

Quando você envia uma nota perguntando a alguém se “pode dar uma olhada nisso?” ou se “poderia aprovar este documento”, a pessoa que recebe pode sentir a necessidade de responder imediatamente. 

Uma pesquisa recente publicada na Harvard Business Review mostrou que a grande maioria dos funcionários que trabalham em casa sentem que precisam estar disponíveis o tempo todo – gerando uma sobrecarga psicológica que é prejudicial.

Por isso, antes de mandar uma mensagem instantânea, sempre penso em quão urgente é essa solicitação – e como comunicar essa urgência de maneira respeitosa – antes de enviá-la. 

Gestos assim servem para construir a cultura de equilíbrio entre vida pessoal e profissional que é essencial para qualquer equipe remota.

Esse é o tipo de questão que abordo nos meus treinamentos para mostrar a empresários como criar bons ambientes de trabalho – afinal, se você não atrair e reter talentos para o seu negócio, é mais difícil crescer.

para ver os detalhes, clique aqui.