CLAUDIO NASAJON

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Quando eu era criança, meu pai tinha uma confeitaria e uma das primeiras coisas que ele fazia todos os dias era passear pelas redondezas para ver o que os concorrentes estavam fazendo.

Se você tem um negócio, é muito provável que faça algo parecido, tentando acompanhar os movimentos do seu mercado para não ficar para trás.

Mas hoje em dia, não ficar para trás já não é suficiente.

Para ter sucesso nos negócios, é preciso ficar na frente.

Pelo menos em alguma coisa, o seu negócio precisa ser melhor, mais conveniente, do que os concorrentes.

É difícil ser sempre a melhor opção para todos clientes, mas é razoavelmente fácil ser a melhor opção para alguns.

Às vezes isso acontece naturalmente.

Imagine dois restaurantes que ficam no mesmo lugar, um do lado do outro, e vendem essencialmente a mesma comida, mas um tem o preço menor do que o outro.

Lá pelo meio-dia, os clientes começam a chegar e ao comparar os preços, optam pelo mais barato.

Princípios de marketing. Mesmo produto, mesmo local… preço decide.

Só que rapidamente o restaurante mais barato fica cheio e começa a ter fila para entrar.

Aí então acontece um fenômeno bem comum nas empresas.

Os clientes começam a optar e a opção depende da necessidade.

Haverá os que preferem pagar menos pela comida e optam por fazer a fila.

Mas também haverá alguns que não podem esperar, ou simplesmente estão dispostos a pagar a mais pela comodidade, e para esses, o restaurante mais caro representa uma opção melhor do que o outro.

Em qualquer caso não se consegue atender a todos.

O primeiro restaurante não consegue atender aos clientes que têm pressa ou querem conforto.

E o segundo restaurante não consegue atender aos clientes que querem pagar menos.

Mas cada um tem o seu nicho, um subgrupo de clientes, para os quais representa uma opção melhor do que os concorrentes.

E esse é justamente um dos fatores críticos de sucesso nos negócios – encontrar esses nichos, identificar esse grupo de clientes que a sua empresa pode atender melhor do que a concorrência.

Por isso é tão importante acompanhar o que os seus concorrentes estão fazendo.

A boa notícia é que existem ferramentas que podem ajudar a fazer isso sem sair de casa – e algumas delas são gratuitas.

Uma dessas ferramentas, por exemplo, é o Google Alerts, que envia um e-mail com o sumário das notícias publicadas na web sobre as empresas que você selecionar.

Basta fazer uma lista dos seus concorrentes, acessar alerts.google.com e colocar o nome das empresas para receber os alertas.

Essa é uma das muitas ferramentas que eu mostro em detalhes no curso COMO ATRAIR MAIS CLIENTES.

Se quiser participar, basta inscrever-se aqui.

Até a próxima!

Claudio Nasajon