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Quando eu era criança, meu pai tinha uma confeitaria e uma das primeiras coisas que ele fazia todos os dias era passear pelas redondezas para ver o que os concorrentes estavam fazendo.
Se você tem um negócio, é muito provável que faça algo parecido, tentando acompanhar os movimentos do seu mercado para não ficar para trás.
Mas hoje em dia, não ficar para trás já não é suficiente.
Para ter sucesso nos negócios, é preciso ficar na frente.
Pelo menos em alguma coisa, o seu negócio precisa ser melhor, mais conveniente, do que os concorrentes.
É difícil ser sempre a melhor opção para todos clientes, mas é razoavelmente fácil ser a melhor opção para alguns.
Às vezes isso acontece naturalmente.
Imagine dois restaurantes que ficam no mesmo lugar, um do lado do outro, e vendem essencialmente a mesma comida, mas um tem o preço menor do que o outro.
Lá pelo meio-dia, os clientes começam a chegar e ao comparar os preços, optam pelo mais barato.
Princípios de marketing. Mesmo produto, mesmo local… preço decide.
Só que rapidamente o restaurante mais barato fica cheio e começa a ter fila para entrar.
Aí então acontece um fenômeno bem comum nas empresas.
Os clientes começam a optar e a opção depende da necessidade.
Haverá os que preferem pagar menos pela comida e optam por fazer a fila.
Mas também haverá alguns que não podem esperar, ou simplesmente estão dispostos a pagar a mais pela comodidade, e para esses, o restaurante mais caro representa uma opção melhor do que o outro.
Em qualquer caso não se consegue atender a todos.
O primeiro restaurante não consegue atender aos clientes que têm pressa ou querem conforto.
E o segundo restaurante não consegue atender aos clientes que querem pagar menos.
Mas cada um tem o seu nicho, um subgrupo de clientes, para os quais representa uma opção melhor do que os concorrentes.
E esse é justamente um dos fatores críticos de sucesso nos negócios – encontrar esses nichos, identificar esse grupo de clientes que a sua empresa pode atender melhor do que a concorrência.
Por isso é tão importante acompanhar o que os seus concorrentes estão fazendo.
A boa notícia é que existem ferramentas que podem ajudar a fazer isso sem sair de casa – e algumas delas são gratuitas.
Uma dessas ferramentas, por exemplo, é o Google Alerts, que envia um e-mail com o sumário das notícias publicadas na web sobre as empresas que você selecionar.
Basta fazer uma lista dos seus concorrentes, acessar alerts.google.com e colocar o nome das empresas para receber os alertas.
Essa é uma das muitas ferramentas que eu mostro em detalhes no curso COMO ATRAIR MAIS CLIENTES.
Se quiser participar, basta inscrever-se aqui.
Até a próxima!
Claudio Nasajon