Olá! Hoje vou dar mais um exemplo de empresa que embarcou em um mercado ainda não explorado – o chamado “oceano azul”.

Conhece a academia “Curves”, famosa por ser a academia das mulheres? Pois é! Na Curves, somente mulheres podem entrar e malhar. E se para algumas pessoas essa discriminação pode parecer loucura, para muitas mulheres, a Curves é uma solução.

Isso porque a empresa tem um público que ainda não tinha sido explorado: Mulheres que desejam praticar atividade física, mas sentem vergonha de se exercitar na frente dos homens.

Além disso, a Curves exclui atributos das academias tradicionais que são de pouco interesse para a maioria das mulheres, como exercícios e máquinas pesadas. No lugar disso, oferece equipamentos leves de aeróbica e de musculação em um circuito que dura apenas 30 minutos. Ainda tem a questão visual, porque a academia é toda decorada e apropriada com cores femininas, vestiário com secador, enfeite de florzinha. Assim, as mulheres se sentem cuidadas e acham o lugar aconchegante.

Conclusão: em vez de concorrer no difícil mercado de malhadores super-sarados que vão para as academias se exercitar, mas também para se exibir e socializar com outros deuses do olimpo, a Curves investiu num nicho pouco explorado das pessoas não-tão-saradas e com perfil mais tímido – mas que representa um mercado dezenas de vezes maior e mais rentável.