CLAUDIO NASAJON

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Nos momentos em que acontecem tragédias, dá para identificar claramente dois tipos de comportamento.

Enquanto algumas empresas doam seus recursos para ajudar as vítimas, outras cobram mais caro para aproveitar a escassez do momento.

Por isso, em função do que aconteceu em Brumadinho, no vídeo de hoje abordo a importância do relacionamento com clientes para o sucesso de uma empresa.

Começo esclarecendo que software é uma ferramenta, como qualquer outra, que precisa de todo um aparato, que vai além da tecnologia, para funcionar adequadamente.

O caso de Brumadinho é um exemplo interessante desse conceito, porque os trabalhos de resgate precisam ser realizados em áreas inacessíveis por terra.

Nesses casos, a primeira coisa que as pessoas pensam é nos helicópteros para encontrar sobreviventes.

Só que com o valor de uma hora de helicóptero, pode-se contratar cerca de cento e cinquenta horas drones especializados em mapeamento aerofotogramétrico, que são mais eficazes porque voam mais baixo – alguns têm precisão de até 3 cm.

Automóveis são outro exemplo.

Imagine que você precise de um carro e tenha a opção de escolher entre uma Ferrari e um Corolla.

Qual é melhor?

Depende.

Se for para ter na coleção, guardar na garagem e sair para desfilar nos fins-de-semana, a Ferrari, sem dúvida.

Mas se for para ir de casa ao escritório, alguns quilômetros de trânsito pesado, todos os dias, o Corolla é imbatível.

A Ferrari tem mais glamour e é tecnologicamente superior, mas o Corolla vai fazer o serviço com mais eficiência e menor custo.

Até porque você não vai conseguir usar os 490 Cavalos de potência da Ferrari num trânsito de primeira-segunda-primeira.

Nem o turbocompressor nas vias congestionadas a 10 Km/h.

E muito menos a direção assistida com caravanas de motocicletas passando a 5 cm do retrovisor de ambos os lados da via.

A Ferrari é mais glamurosa, mas para esse caso, o Corolla é melhor.

Em suma: além das funcionalidades, são igualmente relevantes o atendimento que você receberá depois da compra, incluindo treinamento e o suporte pós-venda.

E, claro, como dizia meu pai, “melhor ser jovem, rico e saudável do que velho, pobre e doente”.

Então, se você encontrar uma empresa que ofereça um ERP completo,

Com todas as firulas tecnológicas importantes, com selo de “qualidade ouro”, nota máxima de qualidade de software concedida pela COPPE/UFRJ,

Que também seja um excelente lugar para trabalhar, desde 2003 no ranking da GPTW,

E que ainda por cima tenha o maior índice de satisfação do setor, medido pelo Net Promoter Score,

A decisão fica bem mais fácil.

A propósito: se quiser conhecer o ERP Nasajon que é isso tudo, basta mandar um e-mail para mim e eu peço a alguém do time para ligar para você e fazer uma demonstração sem compromisso.

Até a próxima,

Claudio.