CLAUDIO NASAJON

Uma das estratégias mais conhecidas da arte da guerra é “dividir para conquistar”. Quando nos dividimos, tornamo-nos mais fracos, vulneráveis, impotentes. A boa notícia é que a equação funciona para os dois lados, ou seja, se concentramos nossos esforços num único objetivo, ficamos mais fortes, produzimos mais e entregamos melhor.

O problema é que no mundo de hoje, quase todos nós sofremos uma pressão constante para fazer cada vez “mais” e não necessariamente “melhor”. Quase todo mundo que eu conheço sabe que tentar alcançar vários objetivos ao mesmo tempo é a melhor fórmula para não chegar a nenhum, mas poucos têm o discernimento necessário para priorizar e escolher.

Por isso, talvez valha a pena rever essa estratégia, dar um passo atrás e focar num único objetivo, não para fazer “mais” e sim para fazer “melhor”. Ante dois ou três objetivos que parecem igualmente importantes, como escolher aquele que deveria ter a nossa atenção?

Separe os objetivos controláveis daqueles que não podemos controlar.

Existem ações que, quando executadas, levam à conquista do objetivo, mas há outras que, mesmo sendo realizadas, não garantem o resultado planejado.

Se meu objetivo é reduzir o peso e, para isso, estabeleço como ações: comer menos e fazer mais exercícios; o mais provável é que as ações, desde que realizadas, garantam o resultado.

Por outro lado, se meu objetivo for “ganhar na loteria” e, para isso, eu me propuser a jogar todas as semanas, preciso ter em mente que as ações não garantem o resultado. Posso jogar a minha vida inteira e nunca ganhar na loteria. Neste caso, a equação só funciona para um dos lados. Para ganhar, preciso jogar, mas jogar não garante que vou ganhar.

Da mesma forma, eu posso ter como objetivo duplicar as vendas e para isso contratar dois novos vendedores, mas uma coisa não garante a outra.

Por isso, o primeiro passo é identificar se o objetivo é controlável.

O segundo ponto é o foco. O pior que você pode fazer é ter “vários focos” ao mesmo tempo. O segredo é encontrar um único objetivo para concentrar os seus esforços – se for o objetivo certo, ele trará resultados para toda a organização.

Em 1987 a ALCOA, uma fundição de alumínio centenária, estava passando por dificuldades por causa de problemas na organização da empresa. Aí decidiram contratar um novo Diretor Executivo. O nome dele era Paul O’Neil – se você colocar o nome no Google vai ver a história com detalhes – e vale a pena conhecer essa história.

Na reunião de apresentação do novo diretor aos acionistas, quando ele subiu ao palco para fazer o seu discurso de posse, surpreendeu a todos dizendo que o foco da sua administração seria colocar em prática ações para melhorar a segurança no trabalho.

Alvorço geral. Todos esperavam que ele fosse apresentar ideias para a gestão financeira da empresa, redução de impostos ou qualquer outra coisa do tipo, mas ele se mostrou mais preocupado com processos e pessoas do que com finanças.

O plano do Paul era implementar uma política de zero acidentes de trabalho na ALCOA, algo que muitas pessoas se preocupavam, mas ninguém abordava seriamente.

A justificativa dele era que para evitar os acidentes, era importante saber POR QUE os acidentes aconteciam e para saber isso era preciso estudar COMO o processo de fabricação estava dando errado. Em outras palavras: para proteger os funcionários a ALCOA precisava se tornar uma empresa melhor e mais eficiente, o que, pelo menos em tese, traria melhores resultados operacionais e financeiros.

Longa história curta, depois de 5 anos o índice de acidentes de trabalho despencou (quase zerou) e o lucro da ALCOA foi 5 vezes maior do que quando ele assumiu. A empresa não só sobreviveu à crise que quase acabou com ela, como se tornou a terceira maior empresa do setor no mundo.

Moral da história: às vezes queremos conquistar meia dúzia de objetivos diferentes ao mesmo tempo e acabamos não fazendo nenhum direito, enquanto se escolhermos o objetivo certo e nos concentrarmos nele, teremos muito mais chances de sermos bem sucedidos.

Resumindo tudo:

Um: tenha presente quais os objetivos que você pode controlar e quais não – escolha os primeiros para garantir resultados.

Dois: concentre seus esforços num único objetivo de cada vez e estabeleça indicadores de sucesso que permitam saber, depois de algum tempo, se vale a pena continuar investindo nele ou é melhor mudar o rumo.

E três: nunca subestime o poder da causa e efeito. Como no caso da Alcoa, às vezes melhorar apenas uma variável, se for a variável certa, pode impactar todo o negócio.

Até a próxima!