CLAUDIO NASAJON

Já falei certa vez sobre a importância de deixar claro aos funcionários aquilo que é permitido ou não na sua empresa. A maneira mais fácil e prática é elaborar guias contendo as normas de conduta e entregá-los aos funcionários na admissão. O conceito por trás disso é que “é melhor prevenir do que remediar”.

Hoje em dia, as mídias sociais permitem que as pessoas expressem a sua opinião para o mundo com muita facilidade. Aí, vamos supor que um funcionário seu resolva falar mal da empresa no seu Twitter pessoal.

O assunto é polêmico e talvez na esfera judicial haja alguma defesa, mas certamente esse funcionário estará com os dias contados e em alguns casos pode até ser demitido por justa causa.

Para evitar essas situações, uma boa saída é esclarecer os cuidados que cada um deve ter com relação ao uso da internet, por exemplo. Informar se o e-mail da empresa é monitorado e quais serão as implicações para quem twittar algum processo interno, ou sujar a imagem da empresa.

Mas lembre que essa descrição das normas requer cuidados. É importante que as regras sejam escritas de forma clara, para não deixar dúvidas pendentes, e abranjam o maior número possível de questões.

E você? Tem algum tipo de guia para novos funcionários que esclareça sobre as normas de conduta na sua empresa? Conte pra gente!

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