CLAUDIO NASAJON

Oferecer descontos aos consumidores é uma estratégia adotada pela maioria dos estabelecimentos para atrair clientes, mas nem sempre é uma boa solução.

Durante muito tempo, as sócias do Mundo de Oz, uma confecção de São Paulo, por exemplo, acreditaram que dar um descontinho para fechar a venda era algo normal e até necessário. Só que elas perceberam que esses descontinhos estavam criando uma espécie de vício que impedia de cobrar o preço cheio, porque depois que você dá o desconto fica difícil convencer o cliente a pagar mais na próxima compra.

Foi aí que as sócias Fabiana e Paula elaboram uma lista de alternativas para oferecer aos clientes que queriam pagar menos. Opções como a troca do tecido por outro mais barato, aumento do volume para baratear a produção e outros do gênero. O resultado é que o número de vendas com desconto caiu de 30% para menos de 5% – aumentando sensivelmente a margem de rentabilidade do negócio.

Por isso, se para a sua empresa desconto é algo que pesa no orçamento, pense em formas alternativas de negociar esse valor e evite a todo custo a redução de preços caso a caso.

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