Olá! Utilize o e-mail de sua empresa apenas para assuntos corporativos e incentive seus funcionários a criar e-mails particulares para os demais assuntos.

Uma pesquisa mostrou que 63% das pessoas já se ofenderam, pelo menos uma vez, ao ler um e-mail. E se isso acontecer com um cliente ou um funcionário pode ser sinônimo de prejuízo ou, pelo menos, mal-estar entre a equipe.

Por isso seja atencioso e cuidadoso na hora de mandar um e-mail. Se for chamar atenção de alguém, evite copiar a equipe inteira na “bronca” e envie o e-mail somente para ele. Aliás, nesses casos é muito mais indicado conversar pessoalmente.

O e-mail corporativo é uma grande ferramenta para troca de informações, e serve como registro. Mas a minha recomendação é você manter dois endereços separados: o comercial, para questões corporativas, e um pessoal, para as questões particulares.

3 Responses

  1. Obrigado pelo artigo gostei muito porém tenho uma dúvida crucial.

    Possuo um email corporativo e descobri recentemente que outras pessoas da empresa estão lendo esses emails. Isso é possível? A empresa pode fazer isso?

    Obrigado Pedro.

    1. Pedro, obrigado pela participação! Como eu mesmo disse no post, e-mail corporativo é para uso corporativo. Então essa possibilidade existe sim. Por isso, até mesmo como segurança, nada de enviar e-mail pelo endereço corporativo denegrindo a empresa. Isso é motivo para justa causa. Você deve separar o que é da empresa e o que é pessoal. Mas de qualquer forma, também não acho uma boa prática usar o e-mail pessoal para denegrir a empresa. O ideal é repensar se estamos mesmo trabalhando no lugar certo.

      Abraços,
      Claudio

  2. Com certeza essa é uma dica válida. Deixo uma experiência que tive a alguns anos. Não é exatamente o mesmo tipo de e-mail nem o mesmo caso, porém exemplifica o problema de se usar e-mail corporativo para outros fins. Em um emprego anterior, eu trocava e-mails com um amigo da faculdade que trabalha em um banco “dos grandes” e certa vez, conversando sobre assuntos da faculdade ele escreveu um palavrão. Minha antiga gerente passava pela minha mesa e ao ler aquilo em uma mensagem com logotipo e assinatura do banco quase ficou histérica. Já estava pegando o telefone pensando que era um assunto interno e que o funcionário estava me destratando(éramos clientes da mesma rede de bancos). Enfim, até explicar o que estava acontecendo perdemos um tempo valioso e em uma dessas ela poderia nem comentar nada, apenas ligar já tirando satisfações. Mesmo em empresas onde os e-mails pessoais não são de livre acesso, com certeza, se falar com seu gestor em uma emergência ele abrirá uma exceção.

    Grande abraço