CLAUDIO NASAJON

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Peter Drucker, um dos ícones do marketing mundial, disse uma vez que “marketing é entender o negócio do ponto de vista do cliente”.

Isso parece óbvio, mas conheço pouca gente que faz isso.

A maioria pensa nos seus produtos e não nos problemas ou necessidades que os clientes resolvem com eles.

Às vezes há uma diferença entre o que o cliente diz precisar e o que ele realmente precisa.

Em outras, há questões que o cliente não chega a mencionar, mas que podem resolver a sua demanda.

E tem ainda as necessidades “secretas”, que são aquelas que o cliente tem, mas reluta em admitir.

Enfim… entender qual é a necessidade do cliente é fundamental para atraí-lo.

Aliás, uma das técnicas mais eficazes que eu conheço para atrair novos clientes é concentrar as ações de marketing em torno de uma única ideia-chave.

Para isso, o primeiro passo é analisar as oportunidades do mercado, entender o que os clientes-alvo desejam e como podemos atendê-los MELHOR do que os concorrentes.

O segundo é desenvolver uma estratégia de marketing, que inclui a formatação de novos produtos ou a criação de “pacotes” com produtos e serviços que já existem, mas podem aproveitar essas vantagens competitivas.

O terceiro passo é colocar o plano em ação e validar essas ofertas num mercado de teste para obter feedback e aperfeiçoar o processo.

Depois, avalie a eficácia da estratégia de marketing, identificando erros, acertos e lições aprendidas para ajustar continuamente o processo.

Esse é um dos assuntos que eu abordo no curso online e gratuito sobre “como atrair mais clientes”.

Se quiser participar, basta fazer a inscrição aqui.

Até a próxima!