CLAUDIO NASAJON

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As regras de mercado se aplicam a todos os concorrentes, por isso não servem para criar um diferencial competitivo, mas é preciso conhecê-las para saber que jogo jogar.

Uma vez eu quase investi numa startup que se propunha a intermediar empréstimos entre pessoas com juros combinados entre elas.

Um negócio muito mais vantajoso, para os dois lados, do que usar um banco.

Isso porque a diferença é enorme entre os juros que o banco paga para investimentos e os que ele cobra para empréstimos.

Hoje os melhores investimentos financeiros pagam bem menos do que um por cento ao mês sobre dinheiro investido, enquanto os financiamentos mais baratos cobram na faixa de dez por cento ao mês sobre o valor financiado.

Então se combinar metade disso, digamos cinco por cento, os dois lados ganham.

Quem investe recebe cinco em vez de um e quem recebe o empréstimo paga cinco em vez de dez.

Por isso essa modalidade de empréstimo, chamada de “entre pares” está fazendo tanto sucesso mundo afora.

Só que no Brasil, naquela época, a lei simplesmente proibia empréstimos com juros acima de um por cento, exceto claro, para as instituições financeiras credenciadas pelo banco central.

Conclusão, o negócio era bom, mas as regras do mercado não permitiam a operação e a ideia acabou murchando.

Hoje, tem uma nova lei que permite a qualquer pessoa criar uma espécie de instituição financeira individual e já estão aparecendo empresas que fazem esse tipo de operação de forma legal, mas não época não podia e eu conto o caso para ilustrar a necessidade de conhecer as regras do jogo antes de começar a jogar.

Para evitar esse tipo de surpresa, eu acabei criando um check-list de avaliação de mercado que aplico sempre que vou avaliar um empreendimento.

Você pode criar a sua própria lista conversando com pessoas do setor porque – acredite – nas primeiras três ou quatro conversas você vai aprender coisas sobre esse negócio que nem imagina que existam.

Claro que existem questões que são comuns a todos os negócios e boa parte delas estão na minha lista, incluindo regulamentações – nas três esferas de governo – tópicos sobre a cultura local e praxes do setor, que podem ter impacto no negócio.

Eu compartilho esse material no curso COMO ATRAIR MAIS CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO.

Se quiser participar, basta inscrever-se aqui.

Até a próxima!

Claudio Nasajon