CLAUDIO NASAJON

Muitos empresários têm mania de dar atenção só ao é que de sua formação na hora de criar um produto. Assim, um empresário dentista ao criar uma escova de dente, acaba focando mais na eficiência da escova e esquece que embalagem, design e outros fatores do chamado “produto ampliado”, interferem, e muito, na escolha do cliente.

Foi isso que aconteceu, por exemplo, com a Ecobrisa, que produz climatizadores. O próprio empresário assume que só quando um cliente chegou na loja devolvendo o umidificador de ar, porque a esposa achou feio, que ele deu conta de que tinha esquecido de dar atenção ao design do produto. Isso porque ele é engenheiro e se focou muito mais em desenvolver um produto ecologicamente correto e de altíssima qualidade do que no desenho.

Enfim, diante da rejeição, o empresário encomendou um estudo a uma agência, o que resultou em uma linha de 12 climatizadores para uso doméstico e para espaços públicos, com traços harmoniosos, tamanhos diferenciados e oito variações de cores. Bem melhor não é?

Por isso, amigos empresários, temos que estar atentos a todos os processos de formação de um produto, mesmo que para isso você precise da ajuda de outros profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *