[su_gn]
[embedyt] https://youtu.be/c99hTFjwbmY [/embedyt]
[su_rodape post=31138]
Imagine se cada vez que um cliente potencial passasse perto da loja de um concorrente, você pudesse gritar: “hey, aqui, eu também tenho isso… quer conhecer?”
Quando um cliente está buscando um item específico, ele entra no modo “comprar” – um estado de espírito no qual, se você provar que tem condições melhores, leva a venda.
Para os clientes isso é bom, porque se eles estão buscando um determinado item, a possibilidade de comparar as condições de mais de um fornecedor, tende a garantir melhores negócios.
O problema é que até pouco tempo atrás, isso só era possível se você tivesse a sua empresa fisicamente próxima à dos concorrentes.
Para isso foram construídos centros especializados, como os shoppings de móveis, outlets de roupas, feirões de carros…
Quando eu quero comprar um móvel, vou a um desses shoppings especializados e posso comparar as ofertas das várias lojas que estão no mesmo lugar.
Quando eu quero comprar um carro, vou a um feirão de automóveis e posso fazer um test-drive com meia dúzia de marcas diferentes que participam do evento.
Bom para todos.
O que muitos não se deram conta ainda, é que hoje, dá para fazer isso de forma virtual.
Existem ferramentas que permitem fazer com que cada vez que alguém digite o nome do seu concorrente na internet, o da sua empresa apareça logo a seguir.
É por isso que você às vezes procura um produto qualquer no google e logo depois começa a ser perseguido, assediado até, por anúncios desse item.
Chama-se pixel e é bastante simples de implementar.
Como tudo, essa nova realidade tem o lado meio cheio e o lado meio vazio e isso será bom ou ruim dependendo que tipo de empresa você tem.
Se você tem uma empresa já estabelecida, de porte médio, o ruim dessa nova tecnologia, é que agora em vez de concorrer com outros gigantes da sua área, você também passa a concorrer com pequeninos recém-chegados, que têm o mesmo poder de colocar um anúncio na internet e concorrem de igual para igual com seu cliente.
Antes o próprio custo de ter que participar de um feirão ou ter uma loja no shopping já limitava essa concorrência.
Agora… qualquer um pode ter um site na internet e fazer anúncios no Facebook.
Então, se você é a empresa grande, é imperativo criar diferenciais sobre os pequenos que vão na sua carona, porque quando o cliente digitar o seu nome na caixa de pesquisa, o deles vai aparecer coladinho ao seu.
Já se você é pequeno, precisa usar essa mesma realidade a seu favor – encontrar os grandes que atraem mais pesquisas e criar campanhas que coloquem a sua marca do lado da deles.
E a guerra está só começando…
E essa é apenas uma das muitas situações que eu abordo no curso COMO ATRAIR MAIS CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO.
Se quiser participar, basta inscrever-se aqui.
Até a próxima!
Claudio Nasajon