Mentoria de negócios
Estratégia para ganhar tempo em seus projetos importantes

Você tem projetos importantes, mas que não consegue fazer avançar por absoluta falta de tempo?

Eu tenho, mas são tantas reuniões durante o expediente, e tantas coisas para fazer entre elas, que nunca achava tempo para começar projetos que para mim eram importantes, mas não eram urgentes.

Projetos que poderiam agregar muito valor à minha carreira e aos meus negócios, mas que sempre podiam esperar mais um pouco porque não tinham prazo definido e ninguém cobrando resultados.

Até que aprendi uma estratégia que agora vou compartilhar com você.

O conceito é bem simples, mas os resultados são impressionantes.

Um exemplo: digamos que você queira escrever um livro.

Esse é um projeto grande e provavelmente é importante para a sua carreira e para a sua realização pessoal, então você pensa no roteiro e decide separa um dia por semana para escrever.

Ou digamos que você decide aprender um novo idioma.

Toma a decisão, pega a sua agenda e separa duas horas por dia, dois dias por semana, mais algumas horas extras para locomoção e estudo.

Sabe quanto tempo duram essas decisões?

Muito pouco.

Às vezes nem começamos porque quando a gente toma a decisão, principalmente se for naquela lista de resoluções de final de ano, a gente tá na pilha, tem gas de sobra.

Mas aí começa o ano e, com ele, vem o choque de realidade, as demandas do dia a dia.

Muitas vezes a pessoa nem começa. E quando começa, vai um mês, dois meses, no terceiro falta a algumas aulas, no quarto falta mais ainda e no final do primeiro semestre acaba trancando porque não tem tempo.

Não é à tôa que as taxas de evasão dos cursos de idiomas chegam a cinquenta por cento, só no primeiro ano.

Com livros é a mesma coisa, só que com taxas de evasão maiores.

Nove de cada dez pessoas que eu conheço que se dispuseram a escrever um livro, nunca sequer começaram. E quando começaram, escreveram um, dois capítulos, e pararam.

Isso acontece porque à medida em que a gente vai avançando na carreira, ou que os nossos negócios vão crescendo, fica cada vez mais difícil arranjar tempo para qualquer coisa que não seja apagar incêndios.

Sempre tem projetos menos importantes, mas que ocupam a nossa cabeça ao ponto de não sobrar disposição para mais nada.

E aí não começamos.

O que significa que nunca terminamos.

Muito bem, então qual é a estratégia?

O conceito é bem simples.

A ideia é quebrar os grandes projetos em pequenas ações que você possa concluir en alguns minutos e usar os tempos inúteis para realizá-las.

Por tempos inúteis eu me refiro a momentos em que você não pode realizar as suas tarefas normais.

O tempo de espera num consultório ou antes do embarque num voo, por exemplo.

Então, se vai escrever um livro de trezentas páginas, quebre isso em pequenos capítulos ou seções de uma página, que possa escrever em dez ou quinze minutos.

Se quer aprender um idioma, compre um curso online, desses em que cada vídeo tem cinco, dez minutos, e assista as aulas no ônibus, em vez de navegar pelo facebook.

Talvez você não possa tirar um dia inteiro oara escrever um livro, mas quando estiver na sala de espera do consultório do seu médico, ou num intervalo de reunião, ou esperando seu filho sair da escola, pode assistir a UMA aula online ou escrever UM parágrafo do seu livro.

E esse será um pequeno passo da longa jornada, mas um passo que tira você do lugar e representa um avanço rumo ao seu objetivo.

Coloque no seu caderninho essas pequenas conquistas para poder acompanhar o progresso.

Você vai ver como ganha motivação e fica cada vez mais fácil achar tempo para concluir os seus projetos.

Se você escrever uma pagina por dia, no final do ano terá seu livro terminado.

Se você estudar o novo idioma apenas vinte minutos por dia de segunda a sábado, desenvolverá uma habilidade equivalente à de duas horas por semana num curso.

Pode não ser o ideal, mas é bem melhor do que não avançar.

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Até a próxima.