Eu tenho recebido muitas reclamações de ouvintes sobre atendimento. Por isso, hoje vou falar para os empreendedores.
Para começar, evite a padronização do atendimento. Os consumidores são diferentes, então nada de orientar seus colaboradores para ter a mesma abordagem com todos os clientes. O ideal é treiná-los a ser sempre gentis e atenciosos, mas deixá-los com autonomia de atender cada um de acordo com a situação.
Além disso, quanto mais tempo um funcionário permanece na empresa, mais ele conhece os produtos, atendendo o consumidor com mais qualidade. Trocar funcionários antigos, mais caros, por outros mais novos, embora mais baratos, não é sempre uma boa ideia. Melhor é formar equipes com alguns antigos que assumam o papel de “mentores” e alguns novos para atender às questões mais simples ou corriqueiras.
Dependendo do tipo de negócio, é interessante conhecer os clientes e seus gostos. Isso implica em decorar o nome e saber do que ele gosta. Se você tiver uma loja de roupa, fique atento à cor preferida, aos modelos das roupas… Se tiver um restaurante, preste atenção se a carne costuma ser bem-passada, ou não ou se o suco tem açúcar… São cuidados pequenos que fazem o cliente se sentir especial. E o mais legal é que com um computador e um pequeno investimento, há sistemas que fazem isso para você.
Ouça esta dica!
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