Gestão & Negócios

Faça perguntas que melhorem o pensamento crítico

Independentemente do que você faz, um fator essencial para o sucesso é o pensamento crítico – ou, em outras palavras, a sua capacidade de analisar adequadamente um problema para encontrar uma solução.

No centro do pensamento crítico está a capacidade de formular perguntas eficazes ou, como costumo dizer aos meus mentorandos, mais importante do que obter as respostas é fazer as perguntas certas.

Por exemplo: evite fazer perguntas de sim ou não. Em vez disso, tente fazer com que o entrevistado se expanda. Perguntas começadas com “como”, “por que”, “o que”, “quando” tendem a gerar respostas com muito mais conteúdo do que as que podem ser respondidas num teste de múltipla escolha.

Otra dica é considerar opções contraintuitivas. É sempre útil ter alguém no grupo com coragem para desafiar o status quo e provocar reflexões sobre o porquê de fazermos o que fazemos. 

Para deixar o seu comentário ou fazer alguma pergunta sobre gestão empresarial, acesse o meu site.

Comentários

comentários

MENTORIA

A jornada é mais fácil quando você viaja com alguém que já conhece o caminho.

mentoria empresarial

Marque a sua sessão estratégica agora!

Grupo de TELEGRAM

Participe do grupo Gestão Empresarial no Telegram e receba análises, avisos de eventos e outras dicas de gestão empresarial.

Grupo de Telegram

Grupo de Whatsapp

Participe do grupo Gestão & Negcios no Whatsapp e receba orientaçes exclusivas para turbinar os resultados da sua empresa.

Grupo de Whatsapp

Canal YouTube

Grupo de Facebook

Podcast

podcast gestao empresarial no spotify