CLAUDIO NASAJON

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=d59NKy6y2pA [/embedyt]

Muitos empresários que conheço gostam de se gabar da qualidade dos produtos que vendem ou dos serviços que prestam, mas quer saber? Produtos e serviços podem ser copiados. Hoje qualquer um pode mandar produzir uma cópia de quase qualquer coisa em poucas semanas. Entra no site do AliBabá só para você ver…

O que NÃO é fácil de copiar é a cultura da empresa, a gestão, a FORMA como a empresa entrega os produtos ou presta os serviços.

 

Cultura

A cultura organizacional consiste na junção de vários componentes importantes para o desenvolvimento de uma empresa bem sucedida. Crença, valores, regras de conduta, política (interna e externa), moral e ética são alguns elementos que a compõe e que orientam o comportamento de seus colaboradores.

Disseminar a cultura empresarial por meio de ações simples, acessíveis e aplicáveis a todos é extremamente útil no dia a dia dos funcionários e também na integração dos recém chegados, tornando o ambiente de trabalho mais agradável, transparente, objetivo e, consequentemente, mais produtivo.

É importante reforçar que a cultura deve estar bem clara, orientada e direcionada principalmente pelos líderes. Caso contrário, pode ser um obstáculo para o desenvolvimento da empresa, ocasionando desconforto, baixa produtividade e até gastos que poderiam ser evitados.

Gestão

Você pode até saber o que quer, mas entre “querer” e “fazer” tem uma distância enorme. Para “querer” basta um, mas para “fazer” é preciso ter a participação e comprometimento de todos os envolvidos. É aí que entra a gestão.

Produto bom e mercado grande não são suficientes para alavancar uma empresa. Porte e estrutura também não significam que ela durará para sempre.
Uma gestão empresarial bem implantada é o que vai definir o sucesso do seu negócio. Sua função é avaliar, coordenar e aplicar as políticas internas, ações e estratégias necessárias para o crescimento e bom funcionamento da empresa, a partir de seus princípios, atividades e objetivos e, logicamente, alinhar tudo isso – inclusive a cultura – com os colaboradores.

 

Eu criei uma lista dos “dez mandamentos das empresas de valor” que recomendo a qualquer gestor que queira ter um negócio top. Você pode ver aqui


[maxbutton id=”8″]

Por favor, não deixe de colocar o seu comentário abaixo. Dependo dos seus elogios, críticas e sugestões para saber se estou indo no caminho certo.

Até a próxima!