CLAUDIO NASAJON

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Recentemente uma pessoa próxima precisou fazer uma cirurgia importante.

Como dinheiro não é um problema para ela, contratou o melhor médico para esse tipo de procedimento.

E quando eu digo melhor, quero dizer MELHOR, mesmo. O Doutor é uma sumidade, reconhecido nacionalmente. O bam-bam-bam do pedaço.

Chegado o dia da cirurgia, o procedimento foi acompanhado por uma equipe digna de Oscar, num dos melhores hospitais da cidade e, ao que contam, seguiu à risca todos os protocolos.

Mesmo assim, a cirurgia “deu ruim”. Deixou sequelas que não deveria ter deixado.

Muita gente, nessa situação, pensa em demitir ou processar o médico pelo resultado inesperado e contratar outro para dar sequência, mas medicina não é ciência exata – incidentes acontecem – e se esse é o melhor médico para tratar do procedimento, também é o melhor para resolver o problema.

Neste caso, o médico realizou todos os procedimentos corretivos e acompanhou de perto a evolução.

Levou mais tempo do que o previsto, mas ao que parece, tudo vai ficar bem.

Aí você me perguntará: o que este caso tem a ver com gestão empresarial?

Ao que eu responderei: muita coisa.

A realização de uma cirurgia tem VÁRIAS semelhanças com o desenvolvimento de um software de ERP.

Por exemplo:

Ambos têm metodologias já consolidadas e protocolos estabelecidos para cada situação-problema.

Ambos podem ser realizados por novatos inexperientes ou por competentes especialistas.

E em ambos os casos também podem ocorrer situações não previstas que prejudicam o resultado do mais competente dos executores.

Guardadas as proporções, um sistema de ERP é comparável ao corpo humano.

Trata-se de um complexo emaranhado de dezenas de milhões de linhas de código que, assim como os órgãos do corpo, às vezes sofrem alterações.

Essas alterações podem ser geradas por fatores externos como picos de tensão ou defeitos no equipamento,

mas também podem acontecer porque um programador trocou, sem perceber, o nome da variável ou baixou a versão errada de um arquivo.

Acontece.

Tentamos evitar. Existem protocolos para reduzir a incidência desse tipo de problema, mas não dá para eliminar por completo.

Assim como nenhum médico, por melhor que seja, pode garantir o sucesso de um procedimento.

O máximo que se pode fazer é selecionar a pessoa mais experiente e com melhor histórico de resultados, mas isso não garante que não ocorrerão imprevistos.

Conosco é a mesma coisa.

Somos uma empresa com 37 anos de atividade, o que nos coloca num seleto grupo de menos de 3% das empresas que têm 30 anos ou mais;

Temos nível OURO, o maior possível, na certificação de qualidade emitida pela COPPE/UFRJ no âmbito do Programa brasileiro de qualidade e produtividade em software (QPS);

Conquistamos vários prêmios de excelência no atendimento, entre os quais o Prêmio Consumidor Moderno, o Prêmio Destaque-PROCON e o Prêmio Melhores Fornecedores de RH,

Além disso, temos o maior índice de satisfação do nosso setor, medido pelo Net Promoter Score (NPS 55): indicando mais de 93% de satisfação com o nosso atendimento.

E mesmo assim, às vezes acontecem imprevistos.

Pode ser que alguém, entre centenas de colaboradores, tenha um problema e não retorne uma ligação;

Pode ser uma correção que, por descuido ou pressa, gerou uma alteração em outro ponto do sistema;

Pode ser uma implantação que demorou mais do que o tempo originalmente estimado.

Enfim, a lista é longa… o que importa é que pode acontecer com qualquer um.

Imprevistos são parte do jogo que jogamos.

Por isso, não podemos garantir zero erro.

​​O que podemos garantir, e garantimos, é que uma vez identificado o problema, trabalharemos incansavelmente para corrigi-lo.

Qualquer outra promessa é utopia.

Empresas que nunca têm incidentes não existem e se alguém garantir a você que um sistema é perfeito, desconfie.

Por isso, daqui em diante, quando você estiver ante um fornecedor de software, ou seja lá do que for, e acontecer algo fora do programado, em vez de procurar o “porquê” disso ter acontecido, avalie “como a empresa agiu” para resolver o problema.

No nosso caso, você pode saber isso simplesmente acessando o log de versões disponível na área de clientes.

​​Em cada uma há uma lista de melhorias implementadas e outra de correções realizadas.

​​Em outras palavras: total transparência e ação imediata.

Porque nós somos a NASAJON e o nosso lema é “EMPRESA DE CONFIANÇA”.

A propósito, se quiser conhecer melhor o nosso ERP, a nossa abordagem de suporte e os canais de comunicação que disponibilizamos para clientes, basta mandar uma mensagem e eu peço a alguém do meu time para agendar uma demonstração.

Até a próxima.

Claudio Nasajon