CLAUDIO NASAJON

Uma pessoa próxima precisou fazer uma cirurgia e, como o dinheiro não era um problema, contratou o melhor especialista nesse tipo de intervenção.

O procedimento foi acompanhado por uma equipe digna de Oscar, num dos melhores hospitais do país e, ao que contam, seguindo à risca todos os protocolos.

Mesmo assim, a cirurgia “deu ruim”.

Deixou seqüelas que não deveria ter deixado.

Muita gente, nessa situação, pensa em processar o médico, demití-lo e contratar outro para corrigir o “erro”, mas medicina não é ciência exata – incidentes acontecem – e se esse era o melhor profissional para tratar do procedimento, também era o mais indicado para resolver o problema.

No fim, levou mais tempo do que o previsto, mas ficou tudo bem.

Contei esse caso porque a realização de uma cirurgia tem várias semelhanças com a gestão de uma empresa.

Empresários, assim como médicos, podem aplicar metodologias já consolidadas, roteiros estabelecidos e protocolos conhecidos para aumentar as chances de sucesso dos procedimentos, mas ambos podem ter que enfrentar situações imprevistas, por mais experientes que sejam.

Uma empresa é comparável ao corpo humano. Trata-se de um complexo emaranhado de sistemas que interagem uns com os outros, incluindo funcionários, fornecedores, clientes, equipamentos e um sem-número de outras variáveis que, assim como os órgãos do corpo, às vezes se comportam de modo inesperado.

As causas podem ser externas, como a COVID-19, mas também pode acontecer de um funcionário trocar, sem perceber, o nome do destinatário ou baixar a versão errada de um arquivo. Acontece. 

Existem protocolos para reduzir a incidência desse tipo de problema, mas não dá para eliminar por completo a incerteza e os imprevistos. O máximo que se pode fazer é selecionar a pessoa mais experiente e com melhor histórico, mas mesmo isso não garante os resultados futuros.

Por isso é tão importante conhecer os protocolos, estabelecer mecanismos para monitorar os resultados e aliar-se aos melhores especialistas que puder encontrar em cada área.

Esse é um dos temas que vou abordar no Desafio Empresa Vendável, uma imersão online que conduzirei nos dias 9, 10 e 11 de dezembro para mostrar a um pequeno grupo de empresários, como duplicar o valor das suas empresas. Para participar, basta fazer a inscrição aqui: empresavendavel.com.br.

Até lá.

Claudio Nasajon

PS: Como ter a minha ajuda para fazer a sua empresa crescer:

1 – Ouça o Podcast Gestão Empresarial no Spotify. Conheça as estratégias que divulgo diariamente em meu programa na rádio JB.FM: claudionasajon.com.br/podcast 

2 – Acompanhe o meu canal no Youtube. Toda semana um novo vídeo com  estratégias de gestão empresarial para você aplicar na sua empresa: claudionasajon.com.br/youtube

3 – Inscreva-se no grupo Gestão Empresarial do Telegram. Análises, de mercado e outras informações para você desenvolver as suas estratégias de negócios: claudionasajon.com.br/telegram

4 – Tenha a minha Mentoria pessoal. Do planejamento estratégico aos encontros semanais para acompanhamento de resultados, você nunca mais estará só: claudionasajon.com.br/mentoria