Um dos mitos sobre as melhores empresas para se trabalhar é que nelas o conflito é raro. Muitos acham que as divergências são indesejáveis, improdutivas, perturbadoras, mas não podiam estar mais errados.
Uma pesquisa recém-publicada pela Harvard Business Review, revela que em muitos casos, as divergências são a chave para o melhor desempenho. Segundo ela, conflitos de personalidade e diferenças nos valores podem realmente ser prejudiciais, mas as divergências sobre a forma como o trabalho é executado, tendem a produzir melhores decisões.
Na minha empresa tenho a oportunidade de experimentar isso na prática. Incentivamos o debate saudável, levando os membros do grupo a pensar mais profundamente sobre cada assunto e examinar alternativas. Evitamos o consenso prematuro. Isso energiza os funcionários.
Então, em vez de tentar evitar as divergências para manter a harmonia do grupo, crie um ambiente que incentive o debate. Se ninguém desafiar você a pensar de maneira diferente, a tendência é ficar preso ao passado, fazer as coisas do jeito que você sempre fez. E isso, definitivamente não é bom.