CLAUDIO NASAJON

teamwork-with-gears_23-2147506998Um dos mitos sobre as melhores empresas para se trabalhar é que nelas o conflito é raro. Muitos acham que as divergências são indesejáveis, improdutivas, perturbadoras, mas não podiam estar mais errados.

Uma pesquisa recém-publicada pela Harvard Business Review, revela que em muitos casos, as divergências são a chave para o melhor desempenho. Segundo ela, conflitos de personalidade e diferenças nos valores podem realmente ser prejudiciais, mas as divergências sobre a forma como o trabalho é executado, tendem a produzir melhores decisões.

Na minha empresa tenho a oportunidade de experimentar isso na prática. Incentivamos o debate saudável, levando os membros do grupo a pensar mais profundamente sobre cada assunto e examinar alternativas. Evitamos o consenso prematuro. Isso energiza os funcionários.

Então, em vez de tentar evitar as divergências para manter a harmonia do grupo, crie um ambiente que incentive o debate. Se ninguém desafiar você a pensar de maneira diferente, a tendência é ficar preso ao passado, fazer as coisas do jeito que você sempre fez. E isso, definitivamente não é bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *