Eu sempre falo da importância de explorar um mercado ainda não conhecido, de pensar em estratégias novas, inovar. Sei que não é fácil, mas hoje vou dar um exemplo simples de uma empresa que nem experimentou as dificuldades da crise, porque soube aproveitar as diversidades do mercado.
Trata-se da Topema Cozinhas Profissionais, uma empresa com sede em São Paulo que fornece equipamentos para cozinhas industriais em diferentes nichos, como restaurantes, supermercados, hospitais, açougue. Mesmo com a crise, a Topema investiu na compra de máquinas mais modernas, na contratação de pessoal. Pode parecer loucura em um momento conturbado como este, mas a empresa percebeu que quando um dos mercados que atende está em crise, ela pode se voltar para outros que estão indo bem. Assim, a julgar pelas projeções do primeiro quadrimestre deste ano, a companhia estima crescer 10% e chegar a um faturamento de R$ 40 milhões.
Conclusão: Enquanto alguns se queixam dos problemas, tem medo e demitem pessoal, outros aproveitam para captar mão de obra qualificada e turbinar seus negócios.