CLAUDIO NASAJON

Hoje quero falar com os novos empresários, aqueles que estão nos primeiros anos, começando a transformar a ideia em um negócio.

A má notícia é que segundo o SEBRAE, cerca de 30% das empresas brasileiras fecham as portas antes de completar o primeiro ano. E piora com o tempo. 56% não sobrevivem ao quinto ano de atividades.

A boa notícia, é que percebendo esse problema, um suíço chamado Alexander Osterwalder criou uma maneira de reduzir a mortalidade empresarial e aumentar sensivelmente as chances de sucesso dos empreendimentos. Trata-se de uma metodologia conhecida como “business model generation” que numa tradução livre significa “MODELAGEM DE NEGÓCIOS”.

Em resumo ela consiste em testar a sua ideia em etapas, criar protótipos do produto ou serviço e experimentar as reações do mercado às diferentes dimensões do negócio, moldando o projeto para permitir captar clientes ANTES de investir na sua execução. O troço tem dado tão certo que em menos de dois anos já virou febre entre os educadores de empreendedorismo, incluindo o professor que vos escreve!

Veja o vídeo da minha palestra sobre Modelagem de Negócios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *