CLAUDIO NASAJON

Imagine um homem que acorda todos os dias às sete da manhã para caminhar até o riacho mais próximo e encher o seu balde com água. Mas, com um detalhe: o balde está furado, o que faz com que o homem tenha que voltar ao riacho várias vezes durante o dia só para manter o mesmo nível no balde – ou ficará sem água no final do dia. 

 Parece estupidez, certo? Quem em sã consciência usaria um balde furado para encher com água? 

 Pois é, você pode não ter percebido ainda, mas você é o homem, sua empresa é o balde e seus clientes são a água! 

É comum encontrar empresários que, no desespero de captar novos clientes para bater metas e alcançar resultados, esquecem de um detalhe super importante: os clientes que já fazem parte dos seus bancos de dados.

 Bom, eu tenho certeza que você já foi ou é cliente fiel em alguma empresa. Tenho certeza também que, além de consumir um produto/serviço de qualidade, você também preza pelo atendimento e pela receptividade.

 Por que eu sei disso? É simples! Com certeza, em algum momento da sua vida, você precisou escolher entre o produto/serviço X ou Y. O pulo do gato está justamente no PORQUÊ de você ter escolhido um em detrimento do outro. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Accenture Brasil, uma empresa de tecnologia voltada para consultoria digital no ramo dos negócios, 66% dos consumidores finais de determinado produto ou serviço deixam de ser clientes após um atendimento ruim.

 Além disso, de acordo com a New Voice, empresa americana do ramo de tecnologia de automações, 58% dos consumidores não voltam a consumir determinados produtos ou serviços após uma experiência negativa.

Por outro lado, ainda de acordo com a New Voice, 50% dos consumidores usam uma empresa novamente após uma experiência positiva e 74% dos consumidores estão dispostos a gastar mais com empresas que oferecem atendimentos excelentes. 

Por isso, ao invés de você gastar os tubos somente com marketing e prospecção ativa, procure explorar melhor as necessidades e desejos dos clientes que já são ou foram seus. Invista no pós-venda, em pesquisas de satisfação, capacite os responsáveis pelo seu atendimento e aprimore a qualidade dos seus produtos e serviços.

Clientes satisfeitos não perdem tempo procurando nos concorrentes.