CLAUDIO NASAJON

[su_ge]

[embedyt]https://youtu.be/T_ywx1BWIcA[/embedyt]

 

[su_rodape post=26919]

Não sei se já aconteceu com você, mas é muito comum nos relacionamentos – sejam eles casamentos ou sociedades – que no início todos sejam felizes para sempre…até que ocorre algum desentendimento e a verdade sobre as pessoas vem à tona. Nas empresas há formas de usar isso a nosso favor.

É conhecimento popular que a gente só sabe o que alguém pensa da gente durante uma briga. A pessoa com raiva não mede palavras, fala tudo o que pensa.

Você já deve ter vivido isso alguma vez.

Pois isso acontece nas empresas também.

A gente só sabe como a empresa pensa, e principalmente, como ela age, que valores ela segue, quando acontece algum problema.

Um dos livros mais impactantes que eu já li foi “Momentos da Verdade” do Jan Karzon, fundador da empresa aérea Scandinavian Airlines.

Na essência ele diz o seguinte: quanto tudo vai bem, todos os fornecedores são igualmente legais.

A diferença aparece quando algo NÃO vai bem.

Aí é que você vê quem é quem.

Ele chama essas situações de “momentos da verdade” e prega que é preciso aproveitar cada um desses momentos para se destacar no mercado.

Semana passada eu vivi uma situação que ilustra bem isso.

Uma pessoa querida precisou de mim – estava fazendo o trâmite para obter o visto de entrada na Austrália e precisava de ajuda para sair do labirinto.

Se você quer um desafio de verdade, esqueça as palavras cruzadas – tente tirar um visto de turista para Austrália que é muito mais complicado.

Bom, eu topei, mas disse que não poderia ir naquele dia, nem no seguinte e nem no outro, só poderia ajudá-la no fim-de-semana.

Não considerei a angústia que ela sentiria por já ter a passagem comprada e ter que esperar três dias para avançar no visto.

Talvez se tivesse pensado nisso, teria dado um jeito de ir antes, mas não pensei.

Conclusão – ela não me esperou. Fez sozinha.

No dia seguinte mandou uma mensagem dizendo que já havia conseguido, obrigado.

Não dormi esse dia.

Perdi um momento da verdade, uma situação pouco comum de ajudar quando a pessoa precisou de mim.

A culpa ainda vai ficar aí por um tempo antes de desaparecer, mas a lição foi registrada.

E trago este assunto porque estamos no último mês do ano que, para muitos, é um momento da verdade com relação ao planejamento do ano que vem.

E a hora de agir não é depois, quando você tiver mais livre, é agora, quando a sua ação é necessária!

Por isso, se você está pensando em mudar algo na sua empresa, seja esse algo o que for, especialmente um sistema integrado de gestão empresarial, não espere 2019 – comece agora.

Porque o trem não espera a gente estar preparado. Ele passa quando tem que passar e cabe a nós subir nele ou deixá-lo ir.

Não perca esse trem.

E se você tem alguma situação na sua empresa que gostaria de discutir comigo, participe da mentoria online ao vivo que realizo toda quarta-feira, às 21h. Basta inscrever-se aqui.

Até a próxima!