CLAUDIO NASAJON

reuniaoMuitos gestores têm mania de sair marcando reunião para discutir qualquer tema, ou então marcam uma reunião para discutir milhares de temas ao mesmo tempo!

Pois é! Reunião, para ser produtiva, precisa ter no máximo três temas e, se der, sempre reduza! Quanto mais específico, melhor!

Outra coisa, se não for uma reunião de brainstorm, os participantes devem receber antecipadamente uma pauta com os assuntos que serão tratados.

Isso garante que a contribuição seja de qualidade. Se elas forem pegas de surpresa, não poderão levar informações que podem ser importantes para analisar as questões em pauta e provavelmente terão que adiar decisões que poderiam ser tomadas na hora se tudo estivesse à mão.

E para finalizar, as reuniões não são lugares para os participantes fazerem seus balanços individuais ou baterem papo livre. É preciso que alguém tome conta dos tempos para forçar as pessoas a ser objetivas e, principalmente, seguir a pauta planejada, se quiser ter resultados concretos.

Ouça esta dica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *