CLAUDIO NASAJON

Reunir em um só espaço mais de um negócio pode ser uma saída interessante para atrair maior número de clientes e, portanto, maior faturamento. Uma loja de cosméticos que também ofereça um curso de maquiagem, por exemplo, ou uma loja de roupas que também ofereça serviços de consertos rápidos podem aumentar significamente seu faturamento.

Os negócios não precisam ser necessariamente complementares, mas é fundamental que os clientes-alvo tenham todos o mesmo perfil.

A Loja da H.Stern do Centro do Rio, por exemplo, tem um bistrô chic no subsolo para os clientes almoçarem. Como os clientes de uma joalheria de alto nível são basicamente os mesmos de um restaurante de alto nível, a parceria funciona bem. Não sei se o mesmo aconteceria se fosse uma lanchonete fast-food.

O Estúdio Emme, em São Paulo, é outro exemplo. Lá se combina loja de roupas femininas, cabeleireiro e livraria.  Todos sempre cheios.

Conclusão. Se você tem uma empresa, pense em outras coisas que poderia vender para os mesmos clientes e amplie o seu leque. Mas cuidado: se você tem um restaurante de comida natural, nada de vender bolsas de couro.

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