CLAUDIO NASAJON

Todos os empresários que eu conheço querem ter um time de alto desempenho, e muitos deles investem fortunas em capacitação, melhoria do ambiente de trabalho e outros itens que constituem as melhores práticas de gestão de pessoas com foco na produtividade.

O que muitos deixam de considerar é que uma peça que impacta diretamente o desempenho do time é a motivação e ela depende, em grande parte, das conexões sociais. 

Uma pesquisa publicada poucos dias atrás sugere que podemos turbinar a equipe promovendo eventos para criar vínculos não relacionados ao trabalho, por exemplo. 

As melhores equipes não são mais eficazes porque trabalham o tempo todo. Discutir coisas não relacionadas ao trabalho – como esportes, livros ou família, por exemplo – facilita a construção de relacionamentos genuínos, que por sua vez geram amizades mais próximas e melhoram o trabalho em equipe.

Esse é um dos temas que abordo nas minhas mentorias para ajudar empresários e profissionais liberais a desenvolver os seus negócios. Veja os detalhes aqui: claudionasajon.com.br/mentoria