Ouvir “não” durante uma negociação pode trazer todos os tipos de sentimentos: tristeza, rejeição e até raiva.
Nessas situações, uma forma de evitar reações impulsivas quando essas emoções surgem é preparar-se.
Eu sempre tento imaginar o que vou fazer se a pessoa disser que não ao meu pedido? Ou se ela disser que não gosta da minha proposta? Ou se ela for rude ou passivo-agressiva?
Ao trabalhar nesses cenários, eu também preparo a minha resposta e procuro alternativas caso eu me sinta preso no meio da conversa.
O que posso fazer se eu ouvir um “não”? Quais são as duas ou três maneiras de reagir sem piorar a situação?
Normalmente isso me permite planejar táticas que posso usar com mais eficácia em vez de ter que improvisar no calor do momento.
Ter abordagens alternativas prontas me ajuda a fazer melhores escolhas sobre como reagir em cada situação, quais emoções abraçar e o que deixar passar quando algo não sai como planejado.
Esse é o tipo de assunto que discuto nos encontros com empresários que faço todas as terças-feiras. Veja os detalhes no meu site: claudionasajon.com.br
Até a próxima!