Olá! Esteja atento aos diferentes grupos de consumidores. Muitas vezes, pequenas mudanças no seu produto podem atrair novos clientes de outros segmentos.

Quando falo em mudanças, pode ser algo relacionado ao produto propriamente dito, ou à forma de atendimento ou até mesmo na identidade visual da empresa.

A Coca-Cola, por exemplo, não hesitou em inovar para garantir um grupo de consumidores do norte do país.

A história foi assim: todo final de junho, acontece o festival de Parintins, no Amazonas. Nesse festival, o Boi Caprichoso, representando pela cor azul, e o Boi Garantido, de cor vermelha, se enfrentam para ver quem é o melhor. O que aconteceu, foi que a torcida do Boi Caprichoso, a de cor azul, parou de comprar a Coca-Cola por causa da cor vermelha da latinha e passou a consumir o produto concorrente, que tem a cor azul. Então, para não perder o cliente e conquistar novos admiradores, a Coca-Cola Brasil passou a produzir desde 2005, além das tradicionais, latas especiais para o evento, substituindo o vermelho pelo azul. Uma decisão inédita em seus mais de 100 anos de existência para conquistar um público específico.

Por isso, fica a minha sugestão: esteja sempre atento aos diferentes públicos e molde seus produtos para que fiquem adequados às suas respectivas culturas.

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Confira a estratégia da Coca-Cola, que, inclusive, virou patrocinadora do evento:

One Response

  1. pois éé, flexibilidade é tudo! Principálmente qd se trata de satisfazer o consumidor!

    Monique