CLAUDIO NASAJON

Toda quarta tem sorteio da Mega-Sena e filas nas portas das lotéricas, formadas por pessoas que depositam no prêmio as suas esperanças de “mudar de vida”. 

Nada de errado em ter fé, mas daí a contar só com isso para ter uma vida melhor, existe uma distância. As chances de ganhar esse tipo de aposta são pequenas, muito pequenas.

A questão não é jogar ou não jogar… tudo bem se você fizer uma aposta. O que não vale é contar com isso para mudar a sua vida, sua carreira ou seu negócio.

Se você quer comprar um carro, comece a economizar, gere mais renda ou faça um financiamento porque se depender do sorteio, o mais provável é ficar a pé.

Existem algumas formas mais fáceis e outras mais difíceis de assumir o controle, mas há um truque que pode ajudar: acredite e empenhe-se.

Ao contrário da sorte (não adianta “acreditar” que vai ganhar na Mega-Sena), quando uma ação está sob nosso controle, o simples fato de acreditarmos que ela vai funcionar e, por isso, empenhar-nos para que isso aconteça, pode nos levar a atingir o objetivo.

Chamam-se profecias autorrealizáveis. Se acreditarmos nelas, agimos e a profecia se realiza. Por outro lado, se não acreditarmos, não agimos e por isso nada acontece, o que também torna a “profecia” realidade.

Por exemplo: imagine uma pessoa que apresenta a sua ideia para um investidor. Se ele acredita, coloca o dinheiro e o negócio deslancha, mostrando que a sua intuição estava certa. Ao contrário, se o investidor achar que é furada, não investe e, sem capital, o negócio afunda, tornando a profecia correta também. 

Uma frase atribuída a Henry Ford ilustra bem esse conceito: “Se você pensa que pode ou se pensa que não, de qualquer forma você está certo”.​​

Trago isso à reflexão porque todos os momentos de crise, incluindo este que estamos vivendo agora, são boas horas para decidir qual será a SUA narrativa.

Você vai deixar o destino decidir o seu futuro? Ou vai assumir o controle e estabelecer o curso da sua vida e o da sua empresa?

Se optar pelo segundo caminho, pode contar comigo!

Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro vou ajudar um pequeno grupo de empresários a vencer o Desafio Empresa Vendável. Será uma imersão online para mostrar, na prática, como duplicar o valor da sua empresa. Se quiser participar, basta fazer a inscrição aqui: empresavendavel.com.br.

Até lá.

Claudio Nasajon

PS: Seguem seis formas de você ter a minha ajuda para fazer crescer a sua empresa:

1 – Participe do grupo Empresa Vendável no Whatsapp. Um grupo exclusivo para empresários que querem construir negócios rentáveis, escaláveis e autogerenciáveis. Para entrar no grupo, clique aqui.

2 – Ouça as minhas Dicas de Gestão Empresarial no Spotify. Quer conhecer as estratégias que divulgo diariamente em meu programa na rádio JB.FM para mostrar a empresários como tornar as suas empresas mais rentáveis, escaláveis e autogerenciáveis? Ouça o Podcast Gestão Empresarial.

3 – Assista ao canal Empresa Vendável no Youtube. Toda semana um novo vídeo com análises, comentários e orientações para você aplicar em seu negócio as melhores estratégias de gestão empresarial. Inscreva-se aqui.

4 – Acompanhe as Empresas Vendáveis no Telegram. Diariamente áudios, vídeos e análises sobre compra e venda de empresas, estratégias de crescimento e outras informações para quem quer ter um negócio vendável. Inscreva-se aqui.

5 – Participe da mentoria EV-MAX. Um programa de mentoria para empresários que têm negócios já estabelecidos e querem fazê-los crescer. Minha equipe e eu ajudamos você a reduzir custos, atrair mais clientes e estabelecer a liderança da sua marca. Aplique aqui.

6 – Aliança de Negócios. Nosso programa sob medida para empresários que faturam acima de 1 milhão de reais por ano. Na Aliança, você conta com um time de especialistas para ajudar você a multiplicar o seu lucro 10x nos próximos 3 a 5 anos. Mande-me uma mensagem para mais detalhes.