CLAUDIO NASAJON

ouça esta dica

Quando um profissional participa de uma seleção, é normal que deixe transparecer alguns sinais de ansiedade. Afinal, o resultado do processo pode determinar o futuro de uma carreira e, eventualmente, a solução para problemas pessoais.
Em alguns casos essa ansiedade é positiva, mostra que ele valoriza a oportunidade, mas tem limites, porque ninguém quer contratar um “desesperado”.

Por outro lado como a maiorias dos candidatos fica nervosa nas entrevistas, a minha recomendação é você tentar ser o mais informal possível nas conversas. Passe segurança, deixe-o a vontade para mostrar que não é nenhum “bicho-de-sete-cabeças”. Se mesmo assim a inquietação dele for acentuada demais, você tem duas opções: ou desclassifica de cara o candidato ou, se achar que vale a pena, abre o jogo e pede que volte em outra ocasião para refazer a entrevista com mais calma.

Entrevistando o candidato de forma descontraída, você conseguirá perceber melhor suas habilidades e seus pontos fracos. Aumentando sensivelmente as chances de sucesso na seleção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *