ouça esta dica

Se você tem um funcionário que se destaca nas vendas e execução dos serviços, mas deixa a desejar na organização e limpeza de suas ferramentas e não sabe o que fazer com ele, preste atenção nesta dica.

Bom, felizmente as pessoas são diferentes, têm competências distintas. Se o sujeito é bom em vendas, mas é péssimo em organização, ponha-o para VENDER e peça a outro que seja bom em organização (e provavelmente uma negação em vendas) que faça o complemento. É isso que torna as parcerias um sucesso. Se todos fossem bons na mesma coisa – teríamos fortes problemas operacionais.

Uma vez eu demiti um excelente programador só porque ele chegava tarde – embora rendesse o dobro dos demais que batiam o ponto no horário certo. Me arrependo até hoje. Um empresário precisa ser flexível e entender que cada um é bom em determinadas coisas – e todos são diferentes entre si. Dificilmente alguém vai se encaixar cem por cento no seu perfil ideal, mas quase todos têm virtudes que podem ser úteis na construção de uma empresa. Explore essas virtudes.

2 Responses

  1. Acho que a palavra-chave, nestes casos, é compreensão. Se voce conseguir entender a razão do comportamento, fica mais fácil lidar com ele. O sujeito pode ter se separado da mulher e por isso estar de mal com a vida, ou o filho pode ter problemas na escola e ele decidiu dedicar algumas horas para ajuda-lo… enfim, as possibilidades são infinitas, mas a questão é sempre a mesma: se você simplesmente reagir à ação provavelmente terá muito mais rotatividade do que se tentar entender as razões que estão por trás dela – e tratar as causas em vez de atacar apenas as consequencias. Afinal… somos todos seres humanos. Temos picos de humor, complicações familiares, problemas físicos e questões emocionais, com as quais temos que lidar, querendo ou não, durante a nossa jornada como “profissionais”.
    Viva a diversidade! e a tolerância. Se todos compreendéssemos que lidamos o tempo todo com pessoas, viveríamos num mundo bem melhor.
    Um abraço,
    Claudio Nasajon

  2. Olá Claúdio, parabéns pela sua entrevista no negócios.com, muito interessante !

    É verdade cada pessoa tem algo de melhor para oferecer, o gestor tem como responsabilidade de identificar isto e explorar ao máximo, não somente focando os benefícios para a empresa, mas sim para a pessoa como profissional e ser humano e como poderia contribuir para nossos clientes. Na minha equipe tenho quatorze colaboradores ( amigos )mas cada qual com sua personalidade, estilo de vida, principios, e o importante é cada um respeitar o companheiro, pois o objetivo de estar ali não é julgar e sim amadurecer, e o julgamento não amadurece e sim vicia.

    Tive um caso parecido com o seu em questão de horário, o meu melhor vendedor, mas indisciplinado, visualizei que isto ele trazia de casa, mas na empresa é necessário disciplina, organização, objetivos e comprometimento, na quarta vez eu o perguntei no meio de uma brincadeira como ele reagiria se sua namorada atrasasse os encontros com vc, ele me disse em bom tom ” eu puxava o cartão vermelho “, perguntei na sequência e se ela fizesse isto pela quarta vez seguida ? ele deu risada e disse … ” já entendi ” e brincou, ” vc passou o recado brincando ” obrigado.

    Está comigo até hoje agora vai no sambão motivo pelos atrasos somente de sexta e sabado.

    Este caso foi simples….

    Abraços a todos.. e saúde e sucesso a todos.