CLAUDIO NASAJON

Muitas vezes pensamos que o fato de as pessoas não reclamarem, significa que não existem problemas.

Vi isso acontecer recentemente numa reunião. Alguns apontavam a situação como problemática, enquanto outros diziam que “como não há queixas, não deve ser problema”.

Mas pode ser. Muitas pessoas simplesmente não ficam à vontade para reclamar porque têm medo de ser penalizadas.

O empregado não fala dos equipamentos ou das instalações inadequadas por medo de perder o emprego. O cliente não reclama do serviço ruim com medo de represálias na hora da garantia e por aí vai.

Eu mesmo evito reclamar em restaurantes porque sempre tenho a impressão de que o garçom vai aprontar alguma gracinha… prefiro comer frio.

Uma forma de resolver isso é criar canais em que as pessoas possam compartilhar as suas críticas de forma anônima.

Para mais dicas sobre gestão empresarial, inscreva-se no meu site: claudionasajon.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *