CLAUDIO NASAJON

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É difícil para um líder saber se a equipe precisa de mais recursos ou se poderia trabalhar com mais eficiência apenas simplificando processos.

Felizmente, existem ferramentas para fazer essa análise de forma objetiva. Fica aí que eu explico.

Uma vez a gente sofreu um furto aqui na empresa e o meu primeiro impulso foi instalar todo um aparato para evitar que aquilo se repetisse no futuro.

Menos mal que meu lado racional assumiu o controle e eu percebi que o custo da solução ia superar – em muito – as perdas que eventualmente nós poderíamos evitar.

Isso acontece o tempo todo nas empresas.

Nós adotamos ações cujo custo é maior do que o benefício, principalmente em projetos de baixo valor.

Para evitar esse problema, uma solução é tomar as decisões com base em fatos, em dados reais, em vez de apenas impulso e emoções

E o primeiro passo para isso é identificar as principais atividades que as pessoas do seu time realizam e quanto tempo gastam com elas.

Você pode fazer isso de várias maneiras. Pode fazer entrevistas, pode contratar um estagiário para observar e anotar. Mas o importante é poder registrar isso em algum tipo de repositório que permita analisar os resultados depois.

Se tiver pouca gente, você pode usar uma planilha excel, por exemplo, mas com times maiores um sistema de avaliação de desempenho é mais eficaz.

Depois você usa esses dados para avaliar as prioridades e as cargas de trabalho – buscando simplificar os processos.

Quando você vê o mapa completo fica mais fácil identificar os projetos que gastam muito e rendem pouco.

Espero que esse tema tenha sido útil para você! Ainda, se quiser conversar comigo AO VIVO, participe da “Conversa Empresarial” que eu promovo todas as quartas-feiras às 21h. Basta fazer a inscrição aqui.

Até a próxima!