CLAUDIO NASAJON

Uma habilidade cada vez mais importante nestes tempos de redes sociais é a redação. Hoje, todos somos escritores, seja publicando livros, artigos e relatórios, seja enviando e-mails ou fazendo postagens nas mídias sociais. O sucesso profissional é cada vez mais impactado por quão bem nos comunicamos com o nosso público-alvo. 

A característica da redação persuasiva é que ela vai direto ao ponto, sem introduções. A estrutura convencional de introdução – conteúdo – conclusão não funciona bem nas redes sociais. É preciso ir direto ao ponto para captar a atenção das pessoas.

O problema é que muitos querem estabelecer o contexto, antes de colocar a ideia principal e, com isso, perdem leitores pelo caminho. 

Um truque é inverter a ordem. Exclua as primeiras frases ou parágrafos e deixe o texto começar na parte mais importante. Depois, se quiser, contextualize.

Esse é um dos temas que abordo nas minhas mentorias para ajudar empresários e profissionais liberais a desenvolver os seus negócios. Veja os detalhes aqui.