CLAUDIO NASAJON

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Um dos fatores de impacto no sucesso de uma pessoa, ou de uma empresa, é a sua rede de relacionamentos.

Você já deve ter ouvido um ditado que diz “diz-me com quem andas e te direi quem és”. É isso…

A influência do grupo sobre as nossas ações tem sido tema de estudo da psicologia desde meados do século passado e tem montes de achados interessantes – e até um pouco assustadores – sobre como somos influenciados pelas pessoas que nos rodeiam.

Uma experiência famosa é de voluntários que tinham que analisar algumas imagens e dizer quais eram iguais e quais eram diferentes.

Havia algumas imagens que eram obviamente diferentes, mas como todos os demais observadores achavam-nas iguais, o voluntário acabava dizendo que eram iguais também.

O que ele não sabia era que os demais observadores eram atores previamente instruídos para dizer aquilo.

Tem outra super legal de voluntários que entravam no elevador onde quatro ou cinco atores, também previamente instruídos, ficavam de costas para a porta.

Em quase a totalidade dos casos, o voluntário-cobaia ia se virando aos poucos para ficar igual aos outros.

Essas experiências todas mostram o quanto somos influenciados pelas pessoas com as quais nos relacionamos.

O problema é que nós tendemos a nos relacionar com pessoas do mesmo nível que o nosso, porque é mais confortável – só que esses relacionamentos dificilmente ajudam a fazer crescer os negócios porque, por definição, para crescer, precisamos elevar o nosso nível atual.

Por isso é tão importante separar as coisas.

No social, para diversão, fique com seus iguais, esteja confortável, relaxe.

Mas para negócios, ou para crescer profissionalmente, a minha recomendação é você tentar se relacionar com pessoas de níveis mais altos.

Se for soldado, tente interagir socialmente com cabos. Se for cabo, procure andar com sargentos e assim por diante.

Uma forma de conseguir isso sem forçar a barra é fazer trabalhos voluntários.

Em ações voluntárias, sejam elas da igreja, de uma ONG ou de grupos de apoio, é possível interagir facilmente com pessoas de várias tribos diferentes, enriquecendo as suas experiências ao mesmo tempo em que ajuda a fazer o mundo melhor.

Eu abordo essa e outras formas de fazer crescer o seu negócio no curso “como atrair mais clientes”.

Se quiser participar, basta inscrever-se aqui.

Até a próxima!

Claudio Nasajon