Olá! Vocês lembram da Lei Cidade Limpa, implantada em São Paulo, no início de 2007? Essa lei tirou das ruas banners e outdoors e levou prejuízo a vários profissionais do setor de publicidade.

Pois é! E você sabia que no meio de toda essa confusão teve gente que soube aproveitar o material jogado fora e descobriu uma oportunidade de negócio?

Foi o seguinte, a dona Jaci Mitiko, que ajudava o marido em sua oficina, já tinha trabalhado com confecção de bolsas, estojos e outros artigos reciclados, então ela decidiu seguir o conselho de um amigo e usar os banners que a prefeitura tinha jogado no lixo para fazer bolsas e sacolas. Em algumas semanas o que era propaganda se transformou em acessório.

Mas a história não termina por aí. Uma designer, cliente da auto-elétrica, descobriu as bolsas em uma ida à oficina e ficou tão encantada, que mostrou para a dona da Touch, empresa americana que faz a ponte entre empresas, designers e artesãos de vários lugares do mundo, levando os produtos de artistas desconhecidos para lojas de renome nos Estados Unidos. Ou seja, o que foi para o lixo se transformou em matéria prima para sacolas e bolsas vendidas a 74 dólares em lojas de Chicago, Los Angeles e Venice, nos Estados Unidos.

E você? Já teve uma ideia repentina que resolveu abandonar porque achava loucura? Resgate essa ideia. Ela pode ser o que o mercado precisa no momento.

4 Responses

  1. Cara, sou seu fã!!! Sei que é um clichê bobo, mas ainda não criaram outras expressões para definir admiração e afinidade com suas idéias e seus comentários. fico imaginando como o sr. arruma tempo para pesquisar essas matérias que ilustram bem certos problemas e soluções que são comuns a todos.
    Parabéns.

    Tales Dantas.

  2. Não importa o produto, ou mesmo que seja um novo lixo. A necessidade incentiva a criatividade em junte-se a isso, um pouco de coragem e pronto! Foi-se a necessidade, aumentou a criatividade e a coragem que fica para sempre. É assim que surgem novos negócios. Basta ter a visão e a coragem.

  3. Bom concordo plenamente como o Sr. Muitas vezes esquecemos que é possível transformar nossos problemas em soluções com estratégias simples porém eficazes…

    Thiago Cardoso.:

    Abraço Sr. Nasajon.