CLAUDIO NASAJON

Ultimamente liderar times tem exigido muito mais esforço do que antes. Em tempos de COVID, além das tarefas normais, os líderes também têm tido que cuidar da saúde mental dos seus times, reduzindo a ansiedade e ajudando recuperar perdas associadas à pandemia.

Uma forma de fazer isso é exercitar a empatia, colocar-se no lugar da outra pessoa, entender o que ela sente e agir de acordo com esse sentimento. É difícil ver soluções quando se está emocionalmente envolvido no problema e é comum que, ao perguntar a uma pessoa o que ela mais precisa, a resposta ser algo que você pode oferecer de forma viável.

Claro que nem sempre conseguimos atender às solicitações, mas o simples fato de ouvir e ser uma presença carinhosa, por si só, já ajuda a melhorar a situação.

Esse é um dos assuntos que abordo no relatório gestão de valor, uma newsletter mensal na qual mostro o passo a passo para implementar no seu negócio, estratégias bem-sucedidas de gestão empresarial.

Veja os detalhes no meu site.