CLAUDIO NASAJON

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Existem pelo menos três boas razões para você investir na comunicação com os seus funcionários:

A primeira é que a empresa funciona melhor – e produz mais – quando a informação flui facilmente porque todos ficam sempre “na mesma página”.

Eu já vi muitas falhas acontecerem simplesmente porque as pessoas não se falam ou não sabem coisas que se soubessem, teriam evitado o problema.

Eu tinha dois funcionários que não se falavam mais do que o necessário – e precisavam se falar para as coisas acontecerem. Simplesmente porque um deles, um dia, entrou na sala e não deu bom dia para o outro.

Acontece que nesse dia o filho dele tinha sido hospitalizado e ele estava totalmente aéreo.

Se o colega tivesse essa informação, talvez tivesse sido mais tolerante e até oferecesse um ombro amigo.

Quando você favorece a comunicação interna e incentiva a camaradagem, as pessoas interagem com mais facilidade e tudo funciona melhor.

O segundo motivo é que os funcionários são os melhores propagandistas da empresa.

Outro dia vendemos um sistema para um cliente cujo primeiro contato conosco foi por causa de uma conversa entre dois funcionários nossos no metrô.

Eram dois técnicos elogiando a postura da empresa ao atender um cliente que estava em dificuldades, e a pessoa ouviu, se meteu na conversa, no final pegou a indicação, ligou e começou um processo que levou à compra do sistema poucos meses depois.

Eu também já vivi o contrário.

Eu, cliente, prestes a fechar a compra de um filtro para a minha cozinha, ouvi o funcionário reclamar sobre a falta de organização dessa empresa e desisti de comprar na hora.

Finalmente, o terceiro motivo para dar atenção à comunicação corporativa é o fato de que ninguém conhece melhor os problemas da empresa do que os empregados que estão na linha de frente.

Por isso, criar canais para ouvi-los ajuda a evitar problemas e antecipa soluções.

A gente tem uma espécie de blog corporativo no qual divulgamos notícias de interesse dos funcionários, desde novos convênios com as empresas que dão descontos até as datas de pagamento do salário, por exemplo.

E a cada notícia, a gente consegue medir a satisfação com aquela ação a partir das curtidas e dos comentários.

É algo simples que qualquer um pode fazer e permite monitorar a felicidade interna com uma precisão incrível.

Você pode criar canais de comunicação interna por conta própria.

Dá para fazer um blog interno, criar uma pasta compartilhada no google drive para colocar as listas de ramais, guias de operação, entre outras coisas.

Você também pode enviar manualmente os contracheques por e-mail para que as pessoas possam fazer financiamentos sem precisar ir até o DP.

Mas existem formas melhores de fazer isso.

A gente tem um módulo do ERP que faz isso tudo e muito mais. Chama-se “Portal do funcionário”. E como é uma aplicação web, pode ser acessada até do celular.

O portal do funcionário é totalmente configurável para se adaptar à cultura da sua empresa e dá para colocar desde as notícias do dia até os manuais de procedimentos de cada setor, os números de telefone de cada pessoa, a agenda de salas e muito mais.

Se você quiser ver uma demonstração sem compromisso, acessa nasajon.com.br e solicita contato com alguém do meu time.

Depois coloque aqui nos comentários o que você achou.

Lembrando que se quiser discutir esse e outros assuntos relacionados a negócios, você pode participar da CONVERSA EMPRESARIAL que eu realizo, AO VIVO, toda quarta-feira às 21h.

Basta deixar seu nome aqui. 

Até a próxima,

Claudio