CLAUDIO NASAJON

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Existem duas formas de encarar um negócio. A primeira é definir o produto e buscar clientes interessados nele.

É o que maioria das pessoas faz.

Mas tem uma segunda forma que é trilhar o caminho inverso. Entender o que é que o mercado demanda nesse momento e oferecer a ele exatamente isso.

Claro que o segredo está no equilíbrio – tentar encontrar algo no meio do caminho.

Por exemplo: se você vende carros, não precisa mudar o negócio para tapiocas, mas pode entender que modelos o mercado tem procurado para formar um estoque que atenda a essa procura.

Eu vivi isso recentemente com uma pessoa próxima que tem um sistema para reduzir as filas nos supermercados.

Originalmente o produto deles era uma espécie de “checa preço” que permitia usar o celular para verificar o preço dos produtos nas gôndolas.

Mas rapidamente eles viram que a demanda mesmo era agilizar as filas no caixa.

Então modificaram o produto e agora basta o cliente ir escaneando os preços à medida que põe o produto no carrinho para chegar no caixa e transferir tudo de uma vez para o terminal.

Conclusão, o que antes levava vários minutos, agora leva poucos segundos para concluir a compra.

Todos felizes.

Ou seja, o segredo é entender a demanda e ajustar a sua oferta para atendê-la.

A boa notícia é que hoje existem dezenas de ferramentas para identificar as demandas do mercado em cada setor, em cada região e até para cada perfil de cliente.

Uma delas é o google trends, por exemplo, que permite identificar quais são os tópicos mais pesquisados em cada região ou num determinado período de tempo.

Se você pesquisar Game of Thrones, por exemplo, verá que a curva de pesquisas tem picos nos meses de abril e maio de cada ano.

Ela vem quietinha… de repente em abril, que é quando a temporada é lançada, ela vai lá para cima… fica até agosto e volta para o chão…

Então não é uma bola de cristal, mas aconteceu em dois mil e onze, doze, treze, catorze, quinze, dezesseis e dezessete.

Em dois mil e dezoito nada aconteceu, mas em dois mil e dezenove o pico voltou em abril com o dobro da força.

Se eu fosse lançar algum tipo de produto ou serviço que tivesse algum vínculo com o Game of Thrones, já sejam camisetas ou eventos de experiência, ficaria preparado para abril do ano que vem.

Outro exemplo, ainda usando o google trends – se você colocar “curso de gestão empresarial” na caixa de pesquisa, verá que a procura mais do que dobrou nos últimos doze meses.

As pessoas estão vendo a economia crescer e querem aproveitar o máximo possível dessa onda, então buscam formas de se capacitar.

Essa foi uma das razões pelas quais eu lancei o curso “Como atrair mais clientes”.

Entre outras coisas, eu explico como usar essas ferramentas em detalhes para fazer crescer o seu negócio.

Se quiser participar, basta inscrever-se aqui.

Até a próxima!

Claudio Nasajon