CLAUDIO NASAJON

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=Z9FgRDgdqSc [/embedyt]

O que fazer quando um subordinado pede aumento? A minha recomendação é sempre adotar uma postura neutra. Não importa se você acha que o funcionário merece ou não aquele aumento, diga algo como “me explique melhor os seus motivos” por exemplo.

Isso indica que você não está descartando o pedido e permite entender melhor os motivos da outra pessoa. Ouça e peça algumas semanas para pensar no assunto.

Nesse período, avalie a importância dessa pessoa para você, para a equipe e para a empresa, converse com seus pares em outras empresas e pesquise o mercado para encontrar um valor justo baseado em argumentos.

Quando e como dar um aumento?

Reveja os valores do mercado, quanto a concorrência paga, por exemplo. Depois, observe os funcionários que mais se destacam e se esses são essenciais. Analise a sua produtividade e o gás que dão no trabalho. Desse modo você identifica se há algum funcionário que esteja desvalorizado em relação ao salário.

Após essa análise, se o aumento for justo, promova o colaborador para que não haja injustiça perante outros que possuem a mesma função.

Aumentar salário não é regra!

Lembre-se que nem sempre é possível dar um aumento, mas sempre é preciso valorizar e reconhecer os funcionários, principalmente os que se destacam.
benefícios diversos e comprometa menos as finanças da sua empresa.

Se quiser se aprofundar neste assunto, conheça o relatório Gestão de Valor, no qual publico roteiros detalhados para tornar a sua empresa mais rentável e autogerenciável. 

[maxbutton id=”8″]

Por favor, não deixe de colocar o seu comentário abaixo. Dependo dos seus elogios, críticas e sugestões para saber se estou indo no caminho certo.