Eu sempre defendo a importância de ter sócios para compartilhar responsabilidades e tomar decisões de forma mais eficaz. Por outro lado, sociedade é semelhante a casamento. Você precisa ser tolerante para dar certo. Uma parceria de sucesso acontece entre pessoas que têm capacidades e processos de pensamento diferentes.
Para aproveitar os benefícios de uma verdadeira parceria, vocês precisam ter algumas idéias opostas e um conjunto de habilidades diferentes, de preferência, complementares.
Por isso, normalmente é útil definir claramente as expectativas de cada um para não ter problemas. Você pode gostar de dormir até tarde, enquanto seu parceiro prefere madrugar. Você pode querer tudo arrumado e ele gostar da bagunça criativa. Talvez você tenha opiniões fechadas sobre assuntos que ele ou ela aborda de forma mais flexível. Tudo isso não só vale, como é bom, mas precisa ser alinhado.
Stephen Key, autor da série de livros “Uma simples ideia” e articulista da revista Entrepreneur, recomenda algumas estratégias para se encontrar um bom parceiro de negócios. Eu reproduzo a seguir um resumo de algumas delas.
Características de uma parceria de sucesso
Segundo Key, uma parceria de sucesso tem as seguintes características:
-
Colaborativa.
Para uma parceria para ser bem sucedida cada membro precisa sentir uma sensação de apoio e colaboração com relação aos demais. Quando as parcerias são favoráveis elas geram motivação e esperança.
-
Gratificante.
Cada membro de uma parceria de sucesso percebe os benefícios de trabalhar junto com os demais. As parcerias de sucesso são baseadas no valor que cada parceiro agrega para a sociedade.
-
Coesa.
A confiança é uma necessidade básica para uma parceria de sucesso. Todos os parceiros precisam sentir que a relação é colaborativa, leal e sólida. Parcerias de elite são compostas de pessoas que vêem umas às outras como necessárias e mostram respeito mútuo pelas diferenças de cada um.
-
Aberta.
Uma parceria de sucesso requer parceiros que estejam consistentemente em sintonia com o que está acontecendo dentro e fora do relacionamento. Todos os membros entendem o contexto dos demais não só no aspecto profissional, mas também no familiar, pessoal etc. Para isso é necessária uma certa intimidade, para gerar abertura da relação para além dos assuntos de trabalho.
-
Protetora.
Uma parceria de sucesso prospera quando os membros se sentem protegidos dentro do grupo. Cada membro tem conhecimento de que qualquer ameaça para a segurança de sua parceria prejudica o progresso. Por isso, a insegurança deve ser abordada de forma aberta e transparente, para que as alterações apropriadas possam ser postas em prática.
-
Desafiora.
Uma parceria de sucesso promove a concorrência e recompensa a realização. Parcerias que são competitivas agregam elementos de diversão e camaradagem no relacionamento. Este clima competitivo cria o desejo de cada membro de provar o seu valor à medida que a parceria se desenvolve e se torna mais forte.
-
Catalisadora.
Parcerias excepcionais agem como um catalisadoras para cada membro crescer e ter sucesso. A parceria de sucesso dá espaço para cada membro gerar suas próprias idéias inovadoras. Sempre que uma parceria suprime a energia criativa dos seus membros e é rígida, ela mata o espírito de inovação. É por isso que se diz que estruturas rígidas colapsam primeiro. Onde quer que a criatividade floresça, deve haver flexibilidade.
-
Moral.
É essencial que cada parceiro esteja conectado com o estado emocional dos demais e sempre procure elevar-lo. Uma parceria de sucesso cria um ambiente moralmente positivo.
-
Clara.
Uma parceria de sucesso entende que uma única pessoa tóxica pode destruir toda a relação. Com bom julgamento e tomada de decisão rápida, colaboradores eficazes devem eliminar os elos fracos.
-
Útil.
As parcerias de sucesso são baseadas em serviço, em utilidade, não em egoísmo. Nenhuma pessoa faz todo o trabalho, nem prospera se qualquer um dos membros buscar mais reconhecimento do que os outros.
Encontre o seu parceiro ideial
Em uma parceria de sucesso, há um compromisso incessante com a igualdade, diversidade e flexibilidade.
A colaboração é construída sobre comunicação aberta e honesta, interação direta e consistente, oferecendo também um tempo individual para pensar sobre as coisas.
Numa parceria de sucesso, cada pessoa compreende o seu papel na relação dinâmica e cada um faz o que sabe e gosta para ser bem sucedido.
Finalmene, uma parceria de sucesso é composta de indivíduos fortes que sustentam uma relação de colaboração e dinâmica coletiva, onde todos estão se esforçando para o sucesso compartilhado.
Até a próxima.
Claudio Nasajon
Livro recomendado: Uma simples ideia, de Stephen Key, à venda na Amazon.
One Response