Olá,

Se você quer me conhecer um pouco melhor, veio ao lugar certo.

Minha missão é “inspirar pessoas a desenvolver o seu pleno potencial empreendedor, viver bem e construir um legado significativo“. Procuro honrar esse objetivo em todas as minhas ações, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional pois acredito que lideramos essencialmente pelo exemplo e o futuro é construído a partir das nossas escolhas do presente.

No aspecto pessoal, sou leitor voraz de todos os tipos de leitura, ouvinte eclético de músicas que vão da clássica ao sertanejo e corredor meio-maratonista, além de esposo, pai e avô.

No aspecto público, sou Empresário, Professor, Escritor, Investidor e Palestrante, papéis que tornam a minha vida muito dinâmica e cada vez mais divertida.

Sou Empresário

Em 1982, aos 19 anos fundei a Nasajon Sistemas, hoje a 6ª maior empresa de software contábil do Brasil (IDG) e, desde 2003, um dos melhores lugares para se trabalhar no país (GPTW). Nela, junto com meu irmão Eduardo e uma maravilhosa equipe com duas centenas de colaboradores, ajudamos organizações de pequeno e médio porte a aumentar a sua produtividade fornecendo-lhes sistemas de gestão que são confiáveis e fáceis de usar.

Nosso diferencial é o atendimento pós-venda – e não é clichê – mais de 98% dos usuários se declaram satisfeitos com a empresa (URA). Somos, com folga, a empresa que melhor atende o consumidor em nosso setor (fontes: Consumidor Moderno, Procon e Reclameaqui).

Desde 2010 estamos entre as 200 empresas que mais crescem no Brasil (Exame PME) e entre as 10 mais rentáveis do nosso setor (Info-EXAME). Então, se você tem uma empresa e precisa de software para controlar as suas finanças, estoques, faturamento, cobrança ou se você tem um escritório contábil e precisa sistemas para automatizar a contabilidade, folha de pagamento e escrita fiscal, a Nasajon Sistemas é, definitivamente, uma opção a ser considerada.

Como gestor, prezo pelo equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos meus colaboradores. Essa visão fez a Nasajon conquistar várias vezes uma posição entre melhores empresas para se trabalhar no Brasil nas avaliações do Great Place to Work Institute, Época e Info-Exame, entre outras.

Sou Cidadão

Acredito que todos nós temos habilidades que podem ser úteis à comunidade. Seja você quem fôr, ocupe o cargo que ocupar, sempre pode facilitar a vida dos menos favorecidos e ajudar a desenvolver o seu entorno.

Todo prédio precisa de um Síndico e aqueles que são mais capazes deveriam ser voluntários para realizar a administração em benefício dos demais condôminos e de si próprios, já que ao desenvolver o condomínio o Síndico também valoriza o seu patrimônio e vive melhor. A nossa cidade, nosso país e até o nosso planeta, nada mais são do que um “grande condomínio”. Então, considero uma obrigação ajudar a melhorá-lo.

Nesse contexto, eu exercí cargos voluntários em diversas organizações, das quais destaco a presidência da Associação Brasileira de Tecnologia da Informação (ASSESPRO-RJ) e do Conselho da Micro e Pequena Empresa da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Também fui Diretor do Fundo Comunitário Assistencial e Beneficente do Rio de Janeiro e membro do Conselho de Contribuintes do Município do Rio de Janeiro.

Sou Estudante

Além de investir em inovação, tenho procurado atualizar o meu conhecimento de forma constante e nunca parei de estudar. Após a minha Graduação em Engenharia Mecânica, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (1984), fiz cursos de pós-graduação e extensão que incluem um Master em Marketing na PUC-Rio (1986), Empreendedorismo na Syaracuse University (1992), Estratégia e Inovação de Negócios na Wharton School of Business (2004) e Fusões e Aquisições no New York Institute of Finance (2009). Em 2010, realizei um antigo sonho e ingressei na Harvard Business School onde cursei o OPM, uma espécie de MBA para Presidentes de Empresas, no qual me formei em fevereiro de 2013.

Sou Escritor

Em 2000, lancei o meu primeiro livro, VENDA-SE que versa sobre a aplicação de técnicas de vendas e Marketing na sua vida pessoal e profissional. O livro foi Best-Seller e ficou na lista dos mais vendidos da revista EXAME durante mais de dois meses.

Nos anos seguintes lancei outras obras, entre as quais destaco REINVENTE-SE e PLANEJE-SE, todos pela Editora Campus, “SPED E NF-E, VEM CÁ QUE A GENTE EXPLICA” em cooperação com Eunice Santos, sobre a implantação da Nota Fiscal Eletrônica e “ADMINISTRAÇÃO EMPREENDEDORA”, em cooperação com Cesar Salim, meu então colega da PUC-Rio, com vários estudos de casos para o ensino de empreendedorismo. Minha mais recente obra foi “SAINDO DA CASCA DO OVO”, também com Cesar Salim, editado pela Publit, que aborda o planejamento da iniciação sexual de adolescentes.

Sou Professor

Desde 2000, venho ministrando aulas de Planejamento de Negócios. Durante 13 anos fui Professor do curso de Empreendedorismo da PUC-Rio, considerada pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura) como “a Melhor Universidade Privada do Brasil”, uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do continente e referência no ensino de Empreendedorismo. Essa atividade me levou a conquistar prêmios como o de “melhor didática experiencial” (REE2002) e, mais importante, a ser um canal ativo na transformação de ideias em negócios, levando meus alunos a implementar na prática seus empreendimentos. Hoje conduzo cursos de desenvolvimento de negócios no programa Startup Legacy.

Sou Investidor

Desde que fundei a Nasajon Sistemas, tenho dedicado meus esforços a administrar a empresa e fazê-la crescer, mas de alguns anos para cá, muito em função da proximidade com o ambiente acadêmico e empresarial, tenho investido em projetos e empresas nascentes que têm sinergia com meus outros negócios.

Sou membro do Harvard Business School Alumni Angels, um grupo de investidores-anjo com foco em projetos de alto impacto. O diferencial do grupo é que além do capital financeiro e da mentoria, naturais desse tipo de investimento, temos um networking composto por milhares de ex-alunos de Harvard, em sua grande maioria pessoas de destaque em suas áreas de atuação, que podem aportar experiências importantes e infraestrutura de negócios aos empreendimentos.

Em 2005, fui um dos investidores-fundadores da Braspag, empresa do setor de e-commerce, posteriormente vendida para o Banco Santos (e depois para a Cielo). Também participei, como investidor, da fundação da Omnipay, MoIP, Site Blindado, TagShop, Sonho Real, Signasoft e Fábrica de Simulados, só para mencionar algumas.

Sou Palestrante

Participo frequentemente de Congressos, Workshops, Oficinas e cursos em todo o Brasil, seja como Palestrante, Facilitador ou Mentor, levando conhecimentos sobre gestão empresarial para ajudar as pequenas e médias empresas a crescer aplicando conceitos, metodologias e, principalmente, compartilhando a minha experiência como empresário à frente de uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil e como investidor de várias start-ups que se tornaram líderes em seus respectivos setores.

Se você quiser conhecer um pouco mais do meu trabalho, ouça minhas dicas de gestão empresarial, todos os dias, de segunda-feira a sexta-feira, às 13:30h, 23h e 4h, no programa “Gestão Empresarial com Claudio Nasajon”, na Rádio JB FM (99,9 Mhz – Rio de Janeiro ou www.jb.fm). As dicas são replicadas aqui no blog.

Muito prazer, Claudio Nasajon.

Empresas podem dar retornos bem superiores aos do mercado financeiro, mas é preciso saber identificar oportunidades. A partir de R$ 10mil é possível investir em negócios que, no meu caso, deram retorno de 10x, 20x e até 64x. Para conhecer o método, clique na imagem.

Pílulas de Gestão

Para receber gratuitamente, por e-mail, vídeos, artigos e dicas sobre empreendedorismo e gestão empresarial, preencha os dados a seguir.

Sou contra SPAM! Seus dados estão seguros comigo.

Relatório Gestão de Valor

A cada mês uma nova estratégia detalhada com o passo a passo para você tornar a sua empresa mais rentável, escalável e autogerenciável.

Podcast “Gestão Empresarial” no iTunes

Quanto vale a sua empresa? Faça este teste e descubra!

Teste de estresse

Conheça o seu nível de estresse clicando na imagem abaixo e respondendo a algumas poucas perguntas.

Teste de autismo

Conheça a relação entre as suas habilidades técnicas e capacidade de socialização com este breve teste de QA (Coeficiente de Autismo).

Siga-me no Facebook

Siga-me no YouTube