Olá,

Se você quer me conhecer um pouco melhor, veio ao lugar certo.

Minha missão é “inspirar pessoas a desenvolver o seu pleno potencial empreendedor, viver bem e construir um legado significativo“. Procuro honrar esse objetivo em todas as minhas ações, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional pois acredito que lideramos essencialmente pelo exemplo e o futuro é construído a partir das nossas escolhas do presente.

No aspecto pessoal, sou leitor voraz de todos os tipos de leitura, ouvinte eclético de músicas que vão da clássica ao sertanejo e corredor meio-maratonista, além de esposo, pai e avô.

No aspecto público, sou Empresário, Professor, Escritor, Investidor e Palestrante, papéis que tornam a minha vida muito dinâmica e cada vez mais divertida.

Sou Empresário

Em 1982, aos 19 anos fundei a Nasajon Sistemas, hoje a 6ª maior empresa de software contábil do Brasil (IDG) e, desde 2003, um dos melhores lugares para se trabalhar no país (GPTW). Nela, junto com meu irmão Eduardo e uma maravilhosa equipe com duas centenas de colaboradores, ajudamos organizações de pequeno e médio porte a aumentar a sua produtividade fornecendo-lhes sistemas de gestão que são confiáveis e fáceis de usar.

Nosso diferencial é o atendimento pós-venda – e não é clichê – mais de 98% dos usuários se declaram satisfeitos com a empresa (URA). Somos, com folga, a empresa que melhor atende o consumidor em nosso setor (fontes: Consumidor Moderno, Procon e Reclameaqui).

Desde 2010 estamos entre as 200 empresas que mais crescem no Brasil (Exame PME) e entre as 10 mais rentáveis do nosso setor (Info-EXAME). Então, se você tem uma empresa e precisa de software para controlar as suas finanças, estoques, faturamento, cobrança ou se você tem um escritório contábil e precisa sistemas para automatizar a contabilidade, folha de pagamento e escrita fiscal, a Nasajon Sistemas é, definitivamente, uma opção a ser considerada.

Como gestor, prezo pelo equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos meus colaboradores. Essa visão fez a Nasajon conquistar várias vezes uma posição entre melhores empresas para se trabalhar no Brasil nas avaliações do Great Place to Work Institute, Época e Info-Exame, entre outras.

Sou Cidadão

Acredito que todos nós temos habilidades que podem ser úteis à comunidade. Seja você quem fôr, ocupe o cargo que ocupar, sempre pode facilitar a vida dos menos favorecidos e ajudar a desenvolver o seu entorno.

Todo prédio precisa de um Síndico e aqueles que são mais capazes deveriam ser voluntários para realizar a administração em benefício dos demais condôminos e de si próprios, já que ao desenvolver o condomínio o Síndico também valoriza o seu patrimônio e vive melhor. A nossa cidade, nosso país e até o nosso planeta, nada mais são do que um “grande condomínio”. Então, considero uma obrigação ajudar a melhorá-lo.

Nesse contexto, eu exercí cargos voluntários em diversas organizações, das quais destaco a presidência da Associação Brasileira de Tecnologia da Informação (ASSESPRO-RJ) e do Conselho da Micro e Pequena Empresa da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Também fui Diretor do Fundo Comunitário Assistencial e Beneficente do Rio de Janeiro e membro do Conselho de Contribuintes do Município do Rio de Janeiro.

Sou Estudante

Além de investir em inovação, tenho procurado atualizar o meu conhecimento de forma constante e nunca parei de estudar. Após a minha Graduação em Engenharia Mecânica, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (1984), fiz cursos de pós-graduação e extensão que incluem um Master em Marketing na PUC-Rio (1986), Empreendedorismo na Syaracuse University (1992), Estratégia e Inovação de Negócios na Wharton School of Business (2004) e Fusões e Aquisições no New York Institute of Finance (2009). Em 2010, realizei um antigo sonho e ingressei na Harvard Business School onde cursei o OPM, uma espécie de MBA para Presidentes de Empresas, no qual me formei em fevereiro de 2013.

Sou Escritor

Em 2000, lancei o meu primeiro livro, VENDA-SE que versa sobre a aplicação de técnicas de vendas e Marketing na sua vida pessoal e profissional. O livro foi Best-Seller e ficou na lista dos mais vendidos da revista EXAME durante mais de dois meses.

Nos anos seguintes lancei outras obras, entre as quais destaco REINVENTE-SE e PLANEJE-SE, todos pela Editora Campus, “SPED E NF-E, VEM CÁ QUE A GENTE EXPLICA” em cooperação com Eunice Santos, sobre a implantação da Nota Fiscal Eletrônica e “ADMINISTRAÇÃO EMPREENDEDORA”, em cooperação com Cesar Salim, meu então colega da PUC-Rio, com vários estudos de casos para o ensino de empreendedorismo. Minha mais recente obra foi “SAINDO DA CASCA DO OVO”, também com Cesar Salim, editado pela Publit, que aborda o planejamento da iniciação sexual de adolescentes.

Sou Professor

Desde 2000, venho ministrando aulas de Planejamento de Negócios. Durante 13 anos fui Professor do curso de Empreendedorismo da PUC-Rio, considerada pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura) como “a Melhor Universidade Privada do Brasil”, uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do continente e referência no ensino de Empreendedorismo. Essa atividade me levou a conquistar prêmios como o de “melhor didática experiencial” (REE2002) e, mais importante, a ser um canal ativo na transformação de ideias em negócios, levando meus alunos a implementar na prática seus empreendimentos. Hoje conduzo cursos de desenvolvimento de negócios no programa Startup Legacy.

Sou Investidor

Desde que fundei a Nasajon Sistemas, tenho dedicado meus esforços a administrar a empresa e fazê-la crescer, mas de alguns anos para cá, muito em função da proximidade com o ambiente acadêmico e empresarial, tenho investido em projetos e empresas nascentes que têm sinergia com meus outros negócios.

Sou membro do Harvard Business School Alumni Angels, um grupo de investidores-anjo com foco em projetos de alto impacto. O diferencial do grupo é que além do capital financeiro e da mentoria, naturais desse tipo de investimento, temos um networking composto por milhares de ex-alunos de Harvard, em sua grande maioria pessoas de destaque em suas áreas de atuação, que podem aportar experiências importantes e infraestrutura de negócios aos empreendimentos.

Em 2005, fui um dos investidores-fundadores da Braspag, empresa do setor de e-commerce, posteriormente vendida para o Banco Santos (e depois para a Cielo). Também participei, como investidor, da fundação da Omnipay, MoIP, Site Blindado, TagShop, Sonho Real, Signasoft e Fábrica de Simulados, só para mencionar algumas.

Sou Palestrante

Participo frequentemente de Congressos, Workshops, Oficinas e cursos em todo o Brasil, seja como Palestrante, Facilitador ou Mentor, levando conhecimentos sobre gestão empresarial para ajudar as pequenas e médias empresas a crescer aplicando conceitos, metodologias e, principalmente, compartilhando a minha experiência como empresário à frente de uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil e como investidor de várias start-ups que se tornaram líderes em seus respectivos setores.

Se você quiser conhecer um pouco mais do meu trabalho, ouça minhas dicas de gestão empresarial, todos os dias, de segunda-feira a sexta-feira, às 13:30h, 23h e 4h, no programa “Gestão Empresarial com Claudio Nasajon”, na Rádio JB FM (99,9 Mhz – Rio de Janeiro ou www.jb.fm). As dicas são replicadas aqui no blog.

Muito prazer, Claudio Nasajon.

Ganhe investindo em startups

Empresas podem dar retornos bem superiores aos do mercado financeiro, mas é preciso saber identificar oportunidades. A partir de R$ 10mil é possível investir em negócios que, no meu caso, deram retorno de 10x, 20x e até 64x. Para conhecer o método, inscreva-se em Investidor10x.com

Aprenda a fazer animações digitais em 6 meses

Programa inclui:

  • Criação de avatares personalizados
  • Animação e sincronização labial
  • Apresentações de “quadro branco”

Para concorrer a uma bolsa integral, inscreva-se em Nasajon Educacional

Pílulas de Gestão

Para receber gratuitamente, por e-mail, vídeos, artigos e dicas sobre empreendedorismo e gestão empresarial, preencha os dados a seguir.

Sou contra SPAM! Seus dados estão seguros comigo.

Podcast “Gestão Empresarial” no iTunes

Quanto vale a sua empresa? Faça este teste e descubra!

Teste de estresse

Conheça o seu nível de estresse clicando na imagem abaixo e respondendo a algumas poucas perguntas.

Teste de autismo

Conheça a relação entre as suas habilidades técnicas e capacidade de socialização com este breve teste de QA (Coeficiente de Autismo).

Siga-me no Facebook

Siga-me no YouTube