É importante adaptar o seu produto de acordo com a realidade do local onde você está vendendo. Então, cultura, comportamentos das pessoas e tendências de mercado devem ser observados para gerar possíveis mudanças no formato das vendas.
Um exemplo desse conceito é o da Coca-Cola, que lançou uma versão do refrigerante em saquinhos em El Salvador. Sabe por que? Porque lá o custo da garrafa deixa o refrigerante muito mais caro e a população já tem o costume de tomar bebidas em sacos plásticos.
Percebendo nisso uma oportunidade, a marca lançou o “The Coca-Cola Bag”, que vem em saco biodegradável, com formato curvilíneo e com canudo incluído. Espertos, né?
Assim, o custo final do produto para o consumidor foi reduzido e a marca conquistou ainda mais corações! Dê uma olhada neste vídeo!
OBS: Depois que o post foi ao ar, recebemos uma mensagem da leitora Andrea Teixeira (Obrigado, Andreia!), alertando que depois de muitas divulgações sobre o The Coca-Cola Bag em diversos blog espalhados pelo mundo, a própria Coca-Cola informou de que ela não criou este produto e que esta campanha era fake. Não sabemos ao certo se isso é verdade ou não. Ficou tudo muito “às escuras”. De qualquer forma, sinto-me na obrigação de publicar o suposto pronunciamento. Se é verdade ou não, a ideia da Coca-Cola em saco de fato era muito boa!
Atualmente, não há apresentação de Coca-Cola em sacos plásticos em qualquer país da América Central (“Bag Coca-Cola”). Recentemente, um vídeo foi divulgado em diferentes redes sociais, o que sugere a existência desta apresentação no mercado. Neste sentido, é necessário esclarecer que a Coca-Cola não é o autor do vídeo e não é responsável por sua divulgação. A Companhia atualmente distribui Coca-Cola nos países da América Central em latas, PET de plástico e vidro.
Fonte: http://inhabitat.com/coca-cola-to-be-sold-in-biodegradable-plastic-bags-in-central-america/
Ouça esta dica!
[podcast]http://www.claudionasajon.com.br/wp-content/uploads/2012/07/30.07.12-1.mp3[/podcast]